quinta-feira, 13 de março de 2008

O EQUILÍBRIO DO LAR


Talvez você se pergunte, fala a Bíblia sobre dinheiro? Veja que interessante o que diz Lee J. Taylor, num livro que fala o seguinte: “de 106 versículos do sermão da montanha, 28 falam sobre dinheiro, das 39 parábolas que Jesus pronunciou, 26 falam em dinheiro. No evangelho de Mateus, Marcos e Lucas, 1 em cada 6 versos falam sobre dinheiro. E veja o que é mais interessante, a Bíblia tem cerca de 500 versos sobre a oração, a Bíblia tem cerca de 500 versos que falam sobre a Fé e a Bíblia tem 2000 versos que falam sobre dinheiro. Portanto, dinheiro é algo oportuno, importante que pode trazer ou não a felicidade.
De quem é a responsabilidade de cuidar das finanças? E a questão da esposa trabalhar fora? Como fazer um planejamento financeiro? Como cuidar do tempo? As tarefas domésticas? Deve a esposa trabalhar fora para ajudar o marido? O que o pai pode fazer em casa? Estas são algumas perguntas que serão respondidas a seguir.
De quem é a responsabilidade de manter as finanças da família? Cai somente sobre o marido, sobre o casal, os filhos devem participar! Como será?
O correto entendimento em relação as finanças no lar, é muito importante para se conservar a unidade e a felicidade do matrimônio. Primeiro porque o principal fator de conflito, de separação, de divórcio nas famílias está sendo exatamente a questão financeira.
A responsabilidade é da pessoa que trabalha, se é só o marido, seria somente o marido, mas nós temos que entender que embora o marido traga o sustento para casa, a administração financeira também corre por conta daqueles que vão administrar este dinheiro, gerenciar e gasta-lo de maneira sábia. Um lar é administrativo financeiramente por aquele que traz e por aqueles que ajudam a gerenciar os gastos é um consórcio, é uma soma de esforços.
No caso da esposa também trabalhar fora, as despesas também devem ser divididas?
Quando Deus disse deixará o varão a sua casa e unir-se à sua mulher e serão ambos uma só carne, deveríamos entender que esta união não é apenas a união de 2 corpos, essa união passa a ser a união de 2 famílias, a união de 2 sentimentos, a união de responsabilidades e a união de privilégios. As uniões estáveis visão pela comunhão física, comunhão de sentimentos, comunhão psicológica, comunhão de ideais, tudo em comum.
As decisões devem ser tomadas sempre em comum acordo com as 2 pessoas que decidiram viver juntas para todo o sempre.
Qual a importância do orçamento familiar?
O orçamento familiar é fundamental. Não há dúvidas que administrar um lar financeiramente falando é uma arte, só administrando as finanças de um lar, não é a garantia de um lar feliz, mas com certeza não administrar corretamente as finanças é certamente um lar em dificuldades.
Anote tudo o que você gasta. Absolutamente tudo. Até os mínimos centavos, saiba aonde você gasta o seu dinheiro. Faça um quadro, uma tabela ou uma planilha com tudo o que você ganha e com tudo o que você gasta.
A partir daí, você prioriza as diversas categorias de gastos que você tem, classifique o que é principalmente essencial, em segundo o que é necessário e em terceiro o que é simplesmente essencial, em segundo o que é necessário e em terceiro que é simplesmente um desejo.
Faça uma lista de tudo o que você deseja comprar e espere 30 dias para comprar. O ser humano muito movido pelo impulso pela propaganda, pela mídia, pela influência do meio.
7 entre 10 compras são feitas por impulso. Não compre pelo impulso, saiba o que você está comprando. Compre no tempo certo, o planejamento é essencial.
Qual é a melhor maneira de administrar o tempo no lar?
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito abaixo do céu. Eclesiastes 3:1”.
Cada coisa demanda tempo, as crianças, o marido, o trabalho de casa, as compras, nossa religião, nossa comunhão com Deus, tudo demanda tempo, mas em cada atividade a ser realizada, nós podemos classifica-las em 3 categorias, aquela que é desnecessário, aquela que é importante e aquela que é urgente. Como tarefa principal, devemos eliminar as aquelas que é importante e aquela que é urgente. Como tarefa principal, devemos eliminar as tarefas desnecessárias. Devemos passar a atender aquelas que são urgentes, em termos de tempo no lar e nunca passar por alto as importantes. Tempo também é planejamento assim como finanças também é. Tempo existe pra gente aproveitar, discutir e trabalhar com a família. Qualidade de tempo é importante no lar, mas a quantidade também é importante.
Os especialistas afirmam que os elementos mais importantes para uma criança em termos de tempo em casa com os pais são 4:
Primeiro, rotinas regulares. Você tem que ter uma rotina de tempos em que vocês passem pelo menos uma refeição juntos. É muito importante a questão da rotina.
Segundo, rituais domésticos. Pelo menos domingos, feriados, alguma coisa assim passarmos, planejarmos o tempo com a família.
Terceiro, a coerência. Você diz que vai fazer uma coisa e você não faz. Em casa o exemplo é importante, não eu vou fazer, eu vou cumprir o horário.
Quarto, sensação de que os pais conhecem os filhos. É importante pois hoje os pais muitas fezes não tem tempo, os filhos crescem sem muita identidade, mas é essa parte deles se sentirem conhecidos, e suas necessidades básicas forem supridas, é importante para o desenvolvimento emocional da criança da parte cognitiva social, espiritual, e etc.
O americano diz que “times is money”, tempo é dinheiro, mas para a família tempo representa gente, pessoa. O tempo representa carinho, representa afeto, representa amor, representa a pessoa doando-se um ao outro, que é uma das maiores carências da sociedade atual. Devemos usar o tempo de maneira mas sábia possível.
Tarefas domésticas, como administra-las?
Muito tem a estabilidade para administrar as tarefas domésticas muito bem, outros não tem está habilidade e precisam de ajuda. Nossa casa pode ser vista como uma empresa de produção, existe um ciclo de produção, onde tudo sai de algum lugar e tem que voltar. É a questão da roupa, da comida, do cuidado dos filhos e assim por diante. Mas como uma empresa, temos que ter em mente a qualidade na administração do lar.
Devem os maridos ajudas as esposas mesmo quando estas não trabalham fora?
Cometemos um equívoco em relação à mulher pelo fato de pensarmos que só trabalha aquele que sai para fora de casa para exercer alguma atividade. Chega ao final do dia, chega o marido todo contente, orgulhoso, ele se gaba das reuniões das comissões, dos investimentos, das vendas, dos negócios e a mulher que ficou em casa picando cebola, limpando a casa, cuidando dos filhos, ela se sente como que inútil, porque não houve uma palavra de elogio, a mulher, ela se sente como que se não tendo feito nada. Na verdade, a mulher foi a primeira a ter se levantado para fazer o café, a mulher se levantou para colocar a vida da casa em ordem, preparar os filhos para irem a escola, preparou os alimentos no decorrer do dia, limpou a casa já pensando na recepção do marido e o marido chega em casa e não comenta nada sobre o trabalho da esposa, levando ela a pensar que não fez nada.
Devemos repartir as tarefas do lar mesmo ele tendo vindo do trabalho seja ele um dia pesado ou não, ajudando a esposa, lavar a louça, cuidar do filho, dar algum tipo de atenção que possa amenizar as responsabilidades domésticas. O amor se divide nas responsabilidades e nos privilégios.
Qual é o papel do pai no lar em relação aos filhos?
O papel de uma no lar é o tempo, é participação, é o envolvimento. Na Bíblia o pai é chamado de líder, o cabeça do lar. Liderar é influenciar, o papel do pai no lar é influenciar, é pelo exemplo que educamos, o pai tem que participar. O pai tem que ser pai, tem que ter carinho, tem que ter afeto, e tem que ser o exemplo.
“O pai deve ser um soberano para o filho até os 10 anos; um pai até os 20; um amigo até a morte”. Nicolau R. Korsakov ¾ Esse é o papel do pai ao lar.
Qual o papel da mãe atualmente se restringe a tantas coisas, como trabalhar fora de casa, ainda manter a família reunida entorno da mesa, manter os filhos unidos, manter o ambiente do lar e assim por diante. O papel da mãe hoje é muito mais difícil do que a mãe de 40 anos atrás. O papel da mãe ainda, é o papel de educar, moldar caráter, de amar, de orientar, de prover e ajudar nossos filhos emocionalmente, ensinar valores, dar segurança, dar afeto e fazer com que os nossos filhos criem um senso de valor dentro da vida doméstica tendo mães e pais como exemplos.

irineokoch@yahoo.com.br