quinta-feira, 17 de abril de 2008

Honestidade – sem ela não há saúde mental

Autor/Fonte: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza


"E conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará." Jesus Cristo (João 8:38)
Viver em negação é viver desonestamente. É esconder de si mesmo a verdade. Quantas vezes temos mentido para nós mesmos e para outros, dizendo, “Eu posso parar (de usar uma droga ou outra coisa) a hora que eu quiser!” ou “Eu tenho o direito de escolher como vivo minha própria vida!” ou “Meu comportamento não afeta ninguém a não ser a mim mesmo!” Estas e outras são formas de negação da verdade, da realidade. É uma desonestidade.
Sempre temos em volta de nós pessoas com mais ou menos ligação afetiva. E é impossível fazermos algo que não atinja algumas delas emocionalmente, positiva ou negativamente. Ironicamente, na medida em que defendemos nossa liberdade para viver como escolhemos, logo perdemos a liberdade para escolher qualquer outra coisa além de nossa dependência; nos tornamos escravizados a ela. A dependência ou adicção pode ser ligada ao trabalho, droga ilícita ou “lícita”, sexo, jogo, alimento, romance, compras, necessidade de controle, etc.
Jesus disse para algumas pessoas que acreditavam nEle: “Vocês são verdadeiramente Meus discípulos se permanecem observando Meus ensinos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. ... Eu garanto a vocês que todo aquele que peca é escravo do pecado. Um escravo não é um membro permanente da família para sempre. Assim se o Filho liberta vocês, vocês de fato serão livres. ... Por que vocês não podem compreender o que Eu estou dizendo? É porque vocês não estão aptos para isto! Porque vocês são filhos de seu pai o Diabo. ... Ele foi homicida desde o princípio e tem sempre odiado a verdade. Não existe verdade nele. Quando ele mente, é consistente com seu caráter; porque ele é um mentiroso e pai das mentiras”(João 8:31-36, 43-44).
Conhecer a verdade e obter a liberdade. Que verdade você precisa conhecer sobre si mesmo para conseguir a liberdade? Mas você pode pensar: “Eu sou livre! Faço o que quero!” Será livre mesmo? Não há nenhum momento em que sua consciência lhe acusa querendo mostrar que você está preso a algum “ídolo”? Será que você é livre mesmo, só porque tem algum tipo de poder (financeiro, político, familiar, prestígio, afetivo)?
Como se libertar da sua adicção ou vício ou compulsão? Você percebe que existe algum tipo de dependência em sua vida, em seu comportamento? Qual é? Ou não percebe?
O primeiro passo para qualquer tipo de cura, passa pela percepção da doença ou do problema que realmente existe. Mas pode ser difícil para muitos de nós obtermos tal percepção. Então, você pode mentir para si mesmo. Permanece na negação. Na mentira. E a liberdade não ocorre. Mesmo que você tenha muito poder ou experimente uma sensação de prazer e liberdade. Mas ela pode ser falsa. A liberdade verdadeira e duradoura sempre está ligada com a honestidade e obediência à verdade. Há muitas pessoas que possuem muito poder, mas são presas de si mesmas, presas pelo objeto de seu culto, de sua dependência. E podemos estar dependentes e, por isso, presos, a algo que em si não é mal, mas a maneira como nos ligamos a ela é que pode ser maléfica e destruidora. As forças espirituais que influenciam nossa vida têm raízes na verdade ou no engano. A verdade conduz à liberdade; o engano conduz à escravidão e morte. A negação é uma mentira que nos mantém em escravidão. Quando somos escravos de nossa adicção ou compulsão perdemos a capacidade de seguir um caminho melhor na vida. Perdemos a luz. O mal destrói a capacidade e o desejo de conhecer e viver a verdade. É somente quando o ciclo da negação é quebrado, por escolha nossa e poder superior a nós, quando nos tornamos completamente honestos a respeito de nossa escravidão, que existe chance para uma real liberdade. Conhecendo a verdade você poderá obter a liberdade. Eu desejo que você possa desejar isto. Obter a liberdade que vem pelo conhecimento da verdade e sendo plenamente honesto consigo mesmo. Este é o começo da vida real.