terça-feira, 29 de abril de 2008

DIA DE REPOUSO

O SÁBADO FOI SANTIFICADO E ABENÇOADO POR DEUS (Gênesis 2:3), DEUS O INSTITUIU COMO DIA DE REPOUSO (Lembra-te do dia de sábado, para o santificar... Êxodo 20:8-11), PORTANTO SE TORNOU UM MEMORIAL, UM MONUMENTO QUE FAZ REFERENCIA AO ÚNICO DEUS VERDADEIRO ["Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado." (Dono, Criador do sábado) Mateus 12:8] QUE CRIOU TODAS AS COISAS E NA CRUZ O SÁBADO SE TORNOU TAMBÉM NÃO APENAS O MEMORIAL DA CRIAÇÃO MAS TAMBÉM DA REDENÇÃO DA HUMANIDADE, ONDE NÓS PODEMOS CONSTATAR BIBLICAMENTE QUE PERMANECERÁ POR TODA ETERNIDADE.

E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR. Isaías 66:23

Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal. Isaías 56:2

Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, Isaías 56:6

Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, Isaías 58:13

santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso Deus. Ezequiel 20:20

Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? Mateus 12:10

Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. Mateus 12:12

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; Marcos 2:27

O sábado foi estabelecido para o homem passar um dia exclusivo com o Senhor e fazendo Sua obra. Um dia mais especial que qualquer dia comum.

Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento. Lucas 23:56

No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido. Atos 16:13

Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, Atos 17:2

E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos. Atos 18:4

Nota: Se você não acredita no antigo testamento, quanto a ele Paulo disse: "Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." II Timóteo 3:16 e 17 - Paulo falou isso alguns anos após a morte e ressurreição de Cristo, e onde não havia ainda novo testamento, portanto é bíblico afirmar que o antigo testamento é tão valoroso quanto o novo.

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Eclesiástes 12:13

BEM AVENTURANÇAS




Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo. Salmos 106:3


Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Salmos 119:1


Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; Salmos 119:2


Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.


Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.


Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.


Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.


Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.


Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.


Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.


Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.


Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Mateus 5:3-11


Ele, porém, respondeu: Antes, bem-aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam! Lucas 11:28


Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; Romanos 4:7


Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. Apocalipse 1:3


Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14


Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes. João 13:17

Convívio social reduz riscos de leucemia infantil, diz estudo


Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que o convívio entre crianças diminui os riscos de leucemia infantil.


Segundo os especialistas, da Universidade da Califórnia, a interação social entre crianças possibilita o contágio de doenças e infecções, aumentando as defesas do sistema imunológico contra males mais graves, como a leucemia, ou o câncer da medula óssea.
Os cientistas revisaram 14 estudos envolvendo 20 mil crianças, entre as quais 6 mil haviam desenvolvido leucemia linfoblástica aguda (ALL, na sigla em inglês).
Eles afirmaram que 12 dos 14 trabalhos analisados indicaram que as crianças que conviviam com outras em escolas ou playgrounds tinham 30% menos riscos de desenvolver o tumor.
“Ao combinar os resultados desses estudos concluímos que o efeito benéfico proporcionado pela interação social entre as crianças é real”, disse Patrícia Buffler, coordenadora da pesquisa.
A leucemia é o câncer mais comum entre crianças em países industrializados, atingindo uma em cada duas mil crianças, sendo que a leucemia linfoblástica aguda responde por mais de 80% dos casos.




Nota: "Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só..." Gênesis 2:18

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Barriga grande aos 40 aumenta risco de Alzheimer, diz estudo


Ter barriga avantajada por volta dos 40 anos pode quase triplicar o risco de desenvolver mal de Alzheimer e outros tipos de demência aos 70 anos, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos.


Os pesquisadores monitoraram, ao longo de uma média de 36 anos, 6.583 pessoas com idades entre 40 e 45 anos, do norte do Estado da Califórnia, e registraram suas medidas do abdômen.
Ao chegar aos 70 anos, quase 16% dos participantes receberam um diagnóstico de demência. O estudo constatou que quem tinha um abdômen mais avantajado tinha uma probabilidade quase três vezes maior de desenvolver doenças deste tipo do que os que tinham pouca gordura abdominal.
Ter uma barriga grande aumentou o risco de demência mesmo em casos em que os participantes tinham um peso geral normal.
Pessoas com o peso um pouco acima do considerado normal e com uma barriga avantajada tinham uma probabilidade 2,3 vezes maior de desenvolver demência em relação a pessoas com o peso normal e medida abdominal normal.
Pessoas obesas e barrigudas tinham uma probabilidade 3,6 maior de desenvolver demência em comparação às com peso e barriga considerados de dimensões normais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas acima do peso as pessoas com índice de massa corporal (IMC, uma relação entre o peso e a altura) acima de 25, enquanto aqueles com um índice superior a 30 são consideradas obesas.


Diabete e derrame


Os pesquisadores dizem que já foi demonstrado que ter barriga avantajada na meia-idade pode aumentar o risco de diabete, derrame e doenças coronárias, mas esta é a primeira vez que foi mostrado que isto também leva a um aumento do risco de demência.
No estudo, mulheres, pessoas com pressão arterial alta, colesterol elevado ou diabete apresentaram maior probabilidade de ter uma barriga maior.
Os cientistas aventaram a hipótese de que a associação de um abdômen avantajado à demência não seja provocado mais por um complexo conjunto de atitudes ligadas à saúde do que pela barriga em si.
"Autópsias mostraram que mudanças no cérebro associadas ao mal de Alzheimer podem começar na fase inicial ou média da vida adulta, e outro estudo mostrou que grande concentração de gordura no abdômen em adultos mais velhos está ligada a uma maior atrofia do cérebro", disse a autora do estudo, Rachel A. Whitmer, pesquisadora da Kaiser Permanente Division of Research em Oakland e integrante da Academia Americana de Neurologia.
"Estas conclusões implicam que os efeitos danosos da obesidade abdominal no cérebro pode começar muito antes do aparecimento de sinais de demência".
Segundo ela, são necessárias mais pesquisas para determinar quais os mecanismos que ligam obesidade abdominal à demência.
O estudo foi publicado na edição online da revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.


(BBC Brasil)

Prisões britânicas são 'tão boas que presos evitam fuga'


Um carcereiro britânico diagnosticou uma "crise" no sistema prisional do país, ao afirmar que as prisões britânicas são tão "confortáveis" que os detidos não querem escapar delas.


Glyn Travis, da Associação de Carcereiros da Grã-Bretanha, descreveu o que chamou de "descontrole": em alguns centros de detenção, os presos levam uma vida tranqüila, com acesso a telefones celulares, sexo e drogas.
"Temos uma crise séria em nossas prisões hoje", ele afirmou. "As drogas entram em nossas prisões a uma taxa tão dramática que chegam a ser mais baratas lá dentro que fora."
"Temos áreas proibidas (aos carcereiros) em algumas prisões, porque os prisioneiros tomaram controle. Não há pessoal suficiente e não há interação de pessoal", denunciou o porta-voz.
Rigidez
Travis citou o caso de um traficante que freqüentemente conseguia entrar em uma prisão em Yorkshire utilizando apenas uma escada para ultrapassar as janelas das celas. O cárcere era de segurança mínima.
Segundo ele, as autoridades prisionais só tomaram conhecimento da falha em janeiro deste ano. "Os prisioneiros só não aproveitaram a oportunidade porque consideraram que a vida no sistema prisional é muito confortável", ele afirmou.
Entretanto, um porta-voz do serviço carcerário britânico negou que os presos estivessem em posição de escapar.
"Durante os incidentes, em nenhum momento os prisioneiros estiveram fora de suas celas ou puderam acessar outras áreas da prisão", disse o porta-voz.
"Ações imediatas foram tomadas através da elevação de uma cerca adicional, remoção de árvores, colocação de mais câmeras de vigilância e transferência do envolvido para outro estabelecimento."
Glyn Travis disse que incidentes similares também foram registrados em outras prisões. Em um cárcere em Derbyshire, houve até tentativas de levar uma prostituta para dentro das celas às escondidas, ele disse.
O carcereiro culpou os regimes pouco rígidos, nos quais os prisioneiros desfrutam de TV por satélite e vídeo games.
Mas um porta-voz do Ministério da Justiça respondeu que as condições carcerárias da Grã-Bretanha são apropriadas.
"A punição da Corte é a perda da liberdade", ele enfatizou. "Regimes rígidos não levam à reabilitação nem a uma diminuição das reincidências."
Nota: Até que ponto eles perderam a liberdade se praticamente tudo que eles desejam eles têm, na verdade, parece que o conceito de liberdade está caindo, e as prisões que mais deveriam ser centros de reabilitação se tornaram a "casa" de criminosos.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

200 pedófilos agindo em site

fonte: Marina MelloDireto de Brasília



O Google entregou na manhã de hoje um relatório com a quebra de sigilo de 3.261 páginas de usuários do site de relacionamento Orkut à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. O presidente da CPI, senador Magno Malta (PR-ES), afirmou que, num levantamento preliminar destas páginas, os senadores já detectaram pelo menos 200 pedófilos agindo na rede, não necessariamente no Brasil. As informações serão repassadas à Polícia Federal, que auxilia a CPI nas investigações.


O relatório foi entregue aos senadores pelo diretor de Comunicação do Google no Brasil, Felix Ximenes. Ele foi à comissão acompanhado do advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Na quinta-feira, o Google mandará para a CPI os DVDs com imagens dessas 3 mil páginas.
"Temos as imagens, os comentários dos usuários e os dados de acesso. Sabemos quem acessou e quando acessou", ressaltou o diretor de Comunicação e Assuntos Públicos do Google, Félix Ximenes, em reunião da CPI.
O material contém páginas privadas com suspeita de ter fotos de menores de idade. Essas páginas foram alvo de denúncias recebidas pelo Google e pelo Ministério Público.
No relatório do Google, constam o Internet Protocol (protocolo de Internet - IP, como se fosse a identidade do computador) e os telefones e nomes das pessoas as quais estão vinculados os IPs. No entanto, muitos deles são de lan houses, o que dificulta um pouco o trabalho da comissão.
Segundo o Safernet, provedor que monitora crimes na rede, em um prazo de três meses, foram recebidas mais de 13 mil denúncias de pornografia infantil, mais de 6 mil denúncias de apologia ao crime (ameaça a homossexuais, a negros e a judeus) e cerca de 1,3 mil denúncias de neonazismo.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), garantiu hoje que vai dar prioridade à votação de projetos relacionados ao combate da pedofilia. "Nós vamos dar a verdadeira prioridade a todos os projetos que venham a reprimir de maneira contundente esse crime contra as nossas crianças." Garibaldi foi convidado a participar da sessão de hoje na CPI.

nota: Aonde nossa sociedade vai chegar. A única esperança é conhecer, conviver, amar Jesus.

Quatro estados sentem tremor de terra

Terremoto de 5,2 graus ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo.Além desse estado, houve registro de ocorrências no PR, SC e RJ.

A terra tremeu no Brasil na noite de terça-feira (22). Durou cinco segundos e deu susto em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. No início desse terremoto moderado, ninguém entendeu o que estava acontecendo. Foi às 21h, horário de Brasília.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o tremor, de 5,2 graus na escala Richter, ocorreu a 270 km do litoral de São Paulo. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico. Segundo Jorge Sand, coordenador do observatório, a região onde foi registrado o epicentro tem uma atividade sísmica grande por ser uma plataforma continental, com interfaces de regiões mais densas e menos densas.

O tremor começou no mar, mas não há risco de tsunami, segundo especialistas. Ondas gigantes podem ser geradas quando se passa dos 7 graus.
São Paulo
Em São Paulo, 32 municípios sentiram o abalo. Para especialistas, foi o tremor mais intenso dos últimos 100 anos na capital paulista. Não houve feridos, mas foi um grande susto. O tremor de terra foi percebido em todas as regiões da cidade. A central dos bombeiros recebeu mais de 400 ligações. A maioria de pessoas assustadas, sem saber bem o que tinha acontecido. “Minha esposa estava falando ao telefone e, de repente, comentou que o prédio estava tremendo. Achei até estranho. Mas ela ficou apavorada, queria descer porque estava balançando tudo”, diz o bancário Milton Guetti. No Jaguaré, na Zona Oeste, os moradores de um prédio foram para a rua, com medo de desabamento. “Os moradores evacuaram o prédio. Ligaram para os bombeiros”, lembra o porteiro Mario Jorge dos Santos. “Parecia que você estava em um barco, no mar. A minha mãe sentiu o sofá tremendo e me chamou. Eu vi os móveis balançando, a televisão. Pegamos a chave do carro, descemos e todo mundo já estava na rua, tinha gente passando mal. Teve quem já estava com as malas prontas e indo para a casa da sogra, onde a terra não tremeu”, o estudante Hudson Magalhães. Em um hospital da Zona Leste da cidade, os azulejos se soltaram da parede. O atendimento aos pacientes não chegou a ser interrompido. O abalo foi sentido no Aeroporto de Congonhas, mas não alterou os vôos.
Prédios e barcos
São Paulo é conhecida pela altura dos prédios e foram exatamente os moradores dos últimos andares que mais sentiram o tremor. Esse é um fenômeno comum já que a estrutura do prédio é semelhante a um pêndulo invertido, preso ao chão e solto no topo. Em cima balança mais que na parte de baixo. Em Mogi das Cruzes, um prédio apresentou rachaduras e os bombeiros fizeram uma inspeção para ver se havia outras estruturas danificadas. Já em Sorocaba, no interior de São Paulo, moradores foram parar de pijama na garagem.
Segundo a Capitania dos Portos, na hora em que foi registrado o fenômeno, seis barcos de patrulha estavam no mar, mas ninguém sentiu nada. Situação diferente foi vivida por quem estava em prédios de São Vicente e de outras cidades do litoral. Os bombeiros não registraram ocorrências de danos, mas as linhas ficaram congestionadas.
Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro, a Defesa Civil recebeu mais de 30 chamados em menos de dez minutos. Os técnicos ficaram surpresos com o motivo dos telefonemas: tremor de terra. “Começamos a receber telefonemas a partir das 21h05. Ao sair da Defesa Civil para fazer as vistorias, já tínhamos recebido em torno de 35 ocorrências”, contabiliza Carlos Alberto Miranda, da Defesa Civil. As cidades mais atingidas foram Resende, no Vale do Paraíba, Angra dos Reis, no litoral sul do estado, e na Área Metropolitana, São Gonçalo e Nova Iguaçu. No município do Rio, os tremores duraram aproximadamente cinco segundos. Madureira, Ilha do Governador e Jacarepaguá registraram os abalos mais fortes. Às 21h20, Edvaldo e Maria de Lourdes Miranda assistiam televisão quando a filha Lívia, que estava no quarto, chegou correndo à sala. Ela foi a primeira a sentir o tremor. “Fiquei assustada porque senti a cadeira mexer muito. Decidi ir até a sala ver se não era uma impressão”, aponta Lívia. “Quando ela falou, eu coloquei os pés no chão e senti tremer”, conta o pai de Lívia, Edvaldo. Na rua onde mora a família Miranda, em Jacarepaguá, moradores de quase todos os prédios, principalmente dos andares mais altos, perceberam imediatamente quando os abalos começaram. “É assustador, uma sensação horrível. Você não sabe o que fazer”, descreve uma moradora. A Defesa Civil do município do Rio de Janeiro está em alerta. Até às 2h, 50 chamados tinham sido atendidos, principalmente de moradores de Jacarepaguá, na Zona Oeste, que foram os que mais sentiram os tremores. O coordenador de Defesa Civil do Rio de Janeiro, João Carlos Mariano, conta que não foi detectada nenhuma rachadura em prédios. Ele explica que o alerta é apenas para tranqüilizar a população. Todas as equipes estão nas ruas para verificar os locais.

Santa Catarina e Paraná
Em Santa Catarina, o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) recebeu chamadas de moradores da Grande Florianópolis, de Joinville, de Camboriú e de Balneário Camboriú, que sentiram o tremor. As ligações começaram por volta das 21h.
Técnicos da Defesa Civil municipal visitaram algumas das residências afetadas, porém não foram constatados prejuízos materiais. "Não houve grandes danos. Foi mais um susto mesmo", disse ao G1 o sargento Milton Lourenço Leonel.

No Paraná, a Defesa Civil atendeu ocorrências na região de Curitiba e em Ponta Grossa. Na capital, foram 20 chamados aos bombeiros. "As ligações eram de moradores de prédios mais altos", afirmou o tenente Leonardo Mendes da Silva. "A situação foi tranqüila, não houve prejuízo."

De acordo com ele, técnicos da prefeitura de Curitiba detectaram um pequeno problema na estrutura de apenas um prédio vistoriado, mas a estrutura não corre risco.
Recomendação
Em casos como esses, ao sentir tremores, a recomendação é que as pessoas saiam do local onde está e espere os técnicos da Defesa Civil. “Se for algo muito grave, vá para debaixo da mesa ou fique no vão da porta, que são os lugares mais seguros de uma casa”, disse João Carlos Mariano, da Defesa Civil do Rio.

fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL421839-5598,00.html

Pirâmide Alimentar


LEGUMES: 2 OU MAIS PORÇÕES POR DIA GRUPO INCLUI: feijões, ervilha, lentilha, tofu, carne vegetal/substitutos da carne.

FONTE DE: fibra, proteína, ferro, cálcio, zinco e vitaminas B.


VEGETAIS: 3 OU MAIS PORÇÕES POR DIA GRUPO INCLUI: brócolis, cenoura, batata doce, couve, pimentão, etc.

FONTE DE: vitamina C, beta-caroteno, riboflavina, ferro, cálcio e fibra.


FRUTAS: 3 OU MAIS PORÇÕES POR DIA GRUPO INCLUI: frutas cítricas, melões, frutas vermelhas,bananas, maçãs, etc.

FONTE DE: fibra, vitamina C e beta-caroteno.


GRÃOS INTEGRAIS: 6-11 PORÇÕES POR DIA GRUPO INCLUI: pão, arroz, macarrão, cereais, milho, milharina, cevada, trigo, aveia.

FONTE DE: fibra, carboidratos, proteína, vitaminas e zinco.VITAMINA B12:Vegetais não são fontesde Vitamina B12.Vegetarianos devem incluir em sua alimentação suplementos B12 ou alimentos fortificados com essa vitamina.
OMEGA 3:Muitas pessoas consumem muita gordura, mas poucas consomem produtos com suficiente Omega-3. Essa gordura essencial pode ser encontrada em nozes, óleo de canola e sementes de linhaça. Para máxima absorção, sementes de linhaça podem ser batidas no liquidificador e então adicionadas (salpidados) sobre os alimentos. Sementes de linhaça também são ricas em proteína, potássio, magnésio, bóro, que podem ajudar a prevenir o câncer.
VITAMINA D E CÁLCIO:Ambos são importantes para a formação dos ossos. Vitamina D pode ser obtida pela exposição à luz do sol.Alguns alimentos forte sem cálcio são:couve, brócolis, folhas verdes, leite de soja e suco de laranja.


terça-feira, 22 de abril de 2008

Quênia: Adventistas se opõem a proposta de seis dias de trabalho

15 por cento dos funcionários públicos poderiam ser afetados, diz dirigente; campanha pela imprensa e comunidade

A Igreja Adventista no Quênia empreendeu uma campanha publicitária por periódicos nacionais em 10 de abril explicando sua oposição a uma proposta governamental para um regime de seis dias de trabalho. Dirigentes da Igreja planejam atuar junto a oficiais trabalhistas e governamentais com respeito à proposta, que requereria que os funcionários públicos adventistas trabalhem aos sábados.

Os adventistas do sétimo dia no Quênia estão criticando uma proposta governamental de um regime de seis dias de trabalho que requereria que os funcionários públicos trabalhem aos sábados, o dia de repouso bíblico para os quase 16 milhões de membros globais da denominação.O ministro de serviço público do Quênia introduziu a proposta após uma equipe governamental ter examinado um novo modelo de trabalho.Dirigentes da Igreja Adventista apelaram ao governo para suspender a proposta, declarando que requereria que os membros que atuam como funcionários públicos trabalhem aos sábados, o que se conflitaria com a garantia constitucional de liberdade religiosa."Conquanto apreciando o zelo do ministro para levar nossa nação a uma economia de 24 horas, somos da opinião que qualquer medida nesse rumo devia ser sensível aos direitos fundamentais dados por Deus a todos os quenianos", disse Paul Muasya, diretor-executivo da União da África Oriental numa declaração durante uma conferência de imprensa em Nairobi, na semana passada.Sua declaração inteira também apareceu como publicidade em periódicos nacionais, incluindo o "Daily Nation" e "The Standard".Dirigentes da Igreja no Quênia disseram que a proposta poderia afetar 15 por cento dos servidores públicos no país. Representantes da União dos Servidores Públicos do Quênia disseram que aceitariam trabalhar no sábado se fosse tratado como horas extras, segundo o jornal "Daily Nation".Na semana passada, o periódico registrou as palavras do ministro de Serviço Público Asman Kamama segundo o qual, os funcionários públicos deveriam parar de ser "conservadores" e "abraçar a mudança". Kamama não estava disponível para comentários.A Comissão de Justiça e Compromisso da denominação reuniu-se em 10 de abril para estabelecer planos opondo-se à proposta do ministro, declarou Philip Gai, o diretor de comunicação da África Oriental."Tencionamos dialogar com o ministro envolvido, realizar campanhas mediante nossos membros da Igreja que estão no parlamento, e através da associação de advogados adventistas, reunir-nos com os líderes da união dos servidores públicos e com a Federação de Empregados do Quênia", declarou Gai. "Também desejamos sensibilizar os membros da Igreja sobre a situação e lançar seminários sobre liberdade religiosa em todas as nossas igrejas", ele aduziu.O Quênia, um país de 37 milhões de pessoas, tem aproximadamente 565.000 adventistas. Os dirigentes denominacionais estimam que tal número salta para três milhões se forem incluídas as crianças que ainda não decidiram unir-se à Igreja mediante o batismo.

fonte: http://www.advir.com.br/news/

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Efeito da Cafeína

Autor/Fonte: Autor Desconhecido



Mas basta uma xícara do produto para que a dor de cabeça desapareça como por encanto. O tratamento baseado na mesma substância causou o problema como se um médico gerasse a doença e em seguida oferecesse para curá-la. Não teríamos muita simpatia para com esse profissional, tão logo descobríssemos os seus métodos. Mas é exatamente assim que atua a cafeína e muitas outras substâncias psicoativas como a cocaína, álcool, nicotina e alguns medicamentos. Prometem alívio para o problema que eles mesmos causam.
O café não oferece tanta dificuldade para interromper o uso, como acontece com a cocaína. É exatamente por esse motivo que ele não é classificado pela Associação Americana de Psiquiatria como estimulante causador de dependência. Em parte, essa é origem do problema em relação à saúde pública. Não sendo vista como grande vilão, tolera-se o seu uso.
UMA DROGA CHAMADA CAFEÍNA
Tecnicamente, a cafeína é chamada de trimetilxantina. Trata-se de um derivado da xantina correlato ao ácido úrico formado no organismo e um tóxico a ser excretado pelos rins. É encontrado no café, no chá verde, no chá preto, no chá mate, em bebidas à base de cola e em menores quantidades no chocolate.
Apesar da defesa de alguns setores, multiplicam-se as evidências dos prejuízos que a cafeína causa para a saúde. Veja os principais:» Sensação de fraqueza ao longo do dia.
» Alteração do humor, levando à depressão.
» Dor de cabeça.
» Distúrbios e desconforto abdominal.
» Prisão de ventre.
» Agrava a tensão pré-menstrual ou cólicas menstruais.
» Insônia e ansiedade.
» Taquicardia ou batimentos cardíacos irregulares.
Esses e outros problemas podem ser desencadeados pelo uso de 250mg de cafeína por dia. Sem se aperceberem, muitas pessoas chegam a ingerir 300 a 900mg por dia.
Ao olharmos para essa lista, vemos que esses problemas são usualmente atribuídos ao estresse e dificilmente ao uso do café. Mas é exatamente isso que a cafeína produz no organismo: estresse, ou melhor, distresse. Quando entra em contato com o organismo, a cafeína provoca um aumento da produção de hormônios do estresse pela glândula supra-renal. Entre eles, destacamos a adrenalina e a noradrenalina, bem como os hormônios glicocorticóides, que suprimem as reações imunológicas.
Talvez você possa estar se perguntando por que não se fala desses problemas com mais freqüência, se isso tudo é verdade. Muitos profissionais da saúde sequer admitem que o café e a cafeína possam ter algum efeito nocivo. Pelo contrário, acham que têm efeitos terapêuticos. É verdade, a cafeína nas mãos de um médico pode ser um poderoso remédio. Mas estamos falando de cafeína usada como se fosse alimento.
Tampouco faltam artigos e campanhas decantando os benefícios de tais produtos. Isso sempre foi assim e sempre será. Onde houver muitos interesses econômicos por trás, sempre haverá defensores, inclusive ligados à ciência médica. Igualmente no passado, as companhias de cigarro defendiam o seu produto venenoso, como se fosse inócuo. Atualmente, os malefícios de tabaco são mais do que evidentes.
Falar de cafeína num país conhecido como um dos maiores produtores mundiais de café pode não ser muito popular. Estamos, porém, interessados na sua saúde. E ela não é produto do acaso; deve ser conquistada com escolhas inteligentes no dia-a-dia. A cafeína é uma substância que se incompatibiliza com nossos melhores interesses. Não espere que sintomas mais graves apareçam.
Decida pela diminuição gradativa até deixar completamente o uso do café e de outros produtos ricos em cafeína. Os efeitos se prolongarão pelo menos durante três semanas, enquanto as glândulas supra-renais conseguem se recuperar das exigências impostas pela cafeína. Após esse período, você vai experimentar uma diminuição da fadiga crônica, ansiedade ou estado depressivo, melhora da capacidade mental e provavelmente um sono mais tranqüilo.

Vinho faz bem ao coração?

Autor/Fonte: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
site: www.advir.com.br/saude/



O fígado é o principal órgão responsável pela metabolização do álcool. Em média se gasta uma hora para o fígado processar um drinque. Se uma pessoa permanece bebendo 3 drinques por dia o corpo mostra sinais de estresse pela sobrecarga do trabalho de eliminação do álcool. Após poucas semanas ingerindo 4 ou 5 drinques por dia as células do fígado começam a acumular gordura, e se a pessoa insiste em beber pode surgir hepatite alcoólica, com inflamação e destruição das células do fígado. Isto conduz à cirrose, que é uma doença irreversível e progressiva que leva à morte. Cerca de 15% das pessoas que insistem em beber após a hepatite alcoólica, desenvolve cirrose hepática.

Uma meta-análise (avaliação de vários estudos científicos feitos) indicou que as mulheres que bebem três ou mais drinques por dia têm 69% maior risco de câncer do seio do que as que não bebem. Outra meta-análise mostrou que as mulheres que tomam de 2 à 4 drinques por dia aumentam o seu risco de câncer do seio em 41%. Os estudos não distinguem entre o vinho, cerveja ou bebidas misturadas. Nenhuma delas é mais segura que a outra, diz o estudo. Em 1993 o Instituto Nacional para o estudo do álcool nos Estados Unidos (NIAAA) lançou um resultado de estudos que mostrou haver ligação entre bebedores pesados com câncer de esôfago, boca, laringe e cólon. (Hazelden Foundation, http://www.hazelden.org/ , “Research links alcohol abuse and breast câncer”, consulta feita no site em 21Março2006.)

O álcool prejudica o controle da diabete (doença em que o pâncreas não produz insulina – Tipo 1 – ou o corpo não consegue usar a insulina que é produzida – Tipo 2). Normalmente o fígado ajuda a elevar o açúcar no sangue liberando glicose. Isto não ocorre quando se ingere álcool porque a prioridade do fígado, neste caso, será eliminar o álcool. Assim, o álcool diminui o nível de glicose no sangue (hipoglicemia), o que complica para o tratamento do diabético. (Hazelden Foundation, idem acima.)

Abuso de álcool pode interferir na função sexual masculina causando infertilidade por atrofia das células produtoras de testosterona. Também pode prejudicar o desejo sexual e causar impotência devido à danos na enervação ligada à ereção. Nas mulheres o álcool pode alterar a produção de hormônios femininos, diminuindo a menstruação, infertilidade e afetando as características sexuais femininas.


No Brasil jovens bebem cada vez mais e mais cedo. Meninas consomem a mesma quantidade que meninos. Um estudo da UNESCO mostrou que 34,8% dos 50 mil estudantes brasileiros dos ensinos fundamental e médio (17,4 milhões de jovens) consomem álcool. Estudo recente feito pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) revelou que dos 48.155 jovens entrevistados, 41% já tinham usado algum tipo de bebida alcoólica entre 10 e 12 anos de idade. Aos 18 anos a maioria (81%) já tinha bebido. Nos anos 70 os jovens começavam a beber entre os 14 e 15 anos de idade na proporção de uma moça para cinco rapazes. Em 2004 o início passou a ocorrer entre 12 e 13 anos e garotas bebendo a mesma quantidade que os rapazes. Calcula-se que 80% das pessoas que morrem em acidentes de trânsito ou por homicídio são jovens. No estudo da Senad verificou-se que mais que 50% dos estudantes faltavam à escola e 54% estavam um ano atrasados em relação à série considerada ideal para a idade provavelmente devido ao consumo de álcool. (“Jovens estão bebendo cada vez mais cedo”, Sérgio Paula Ramos, psiquiatra presidente da Abead – Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas. http://www.abead.com.br/ , informação obtida no site em 21Março2006.)

Quanto ao fato de o vinho ser ou não benéfico, um estudo feito no Segundo Departamento de Cardiologia do Hospital Geral da Universidade de Attikon, na Grécia, (publicado em Dez 2005 pela revista científica Euro Journal Cardiovascular Prev. Rehabil., 2005 Dec; 12(6):596-600, com o título “Componentes polifenólicos de uvas vermelhas melhoram a função endotelial em pacientes com doença cardíaca coronária”), mostrou que tomar vinho tinto melhora a dilatação dos vasos sanguíneos atuando no endotélio (tecido da parede dos vasos). No estudo foi dado a um grupo de homens que tinham doença cardíaca coronariana um extrato de polifenol extraído de uvas vermelhas (600mg) dissolvido em 20ml de água e também deram os 20ml de água com um placebo (substância sem efeito nenhum) como se fosse o extrato da uva, assim que todos os homens pensavam que estavam tomando o extrato da uva e eles foram escolhidos ao acaso pelos pesquisadores. Usaram ultra-sonografia de alta resolução para avaliar a dilatação da artéria braquial após uma hiperemia provocada pela obstrução com um garrote no braço. Mediram a dilatação em jejum, e 30, 60 e 120 minutos após terem tomado o extrato ou placebo. O resultado encontrado foi que os que tomaram o extrato da uva tiveram realmente uma dilatação da artéria atingida após 60 minutos a qual foi muito maior do que o que ocorreria normalmente naquelas circunstâncias. Não ocorreu nenhuma mudança na dilatação da artéria dos homens que tomaram o placebo. Os pesquisadores concluíram que os componentes polifenóis de uvas vermelhas melhoram a função endotelial nos pacientes com doença cardíaca coronária. Estes resultados, segundo eles, poderiam provavelmente explicar, pelo menos em parte, os efeitos favoráveis do vinho tinto para o sistema cardiovascular. O álcool (etanol) é tóxico para o organismo humano, mas componentes da uva são saudáveis.

Honestidade – sem ela não há saúde mental

Autor/Fonte: Dr. Cesar Vasconcellos de Souza


"E conhecerei a verdade, e a verdade vos libertará." Jesus Cristo (João 8:38)
Viver em negação é viver desonestamente. É esconder de si mesmo a verdade. Quantas vezes temos mentido para nós mesmos e para outros, dizendo, “Eu posso parar (de usar uma droga ou outra coisa) a hora que eu quiser!” ou “Eu tenho o direito de escolher como vivo minha própria vida!” ou “Meu comportamento não afeta ninguém a não ser a mim mesmo!” Estas e outras são formas de negação da verdade, da realidade. É uma desonestidade.
Sempre temos em volta de nós pessoas com mais ou menos ligação afetiva. E é impossível fazermos algo que não atinja algumas delas emocionalmente, positiva ou negativamente. Ironicamente, na medida em que defendemos nossa liberdade para viver como escolhemos, logo perdemos a liberdade para escolher qualquer outra coisa além de nossa dependência; nos tornamos escravizados a ela. A dependência ou adicção pode ser ligada ao trabalho, droga ilícita ou “lícita”, sexo, jogo, alimento, romance, compras, necessidade de controle, etc.
Jesus disse para algumas pessoas que acreditavam nEle: “Vocês são verdadeiramente Meus discípulos se permanecem observando Meus ensinos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. ... Eu garanto a vocês que todo aquele que peca é escravo do pecado. Um escravo não é um membro permanente da família para sempre. Assim se o Filho liberta vocês, vocês de fato serão livres. ... Por que vocês não podem compreender o que Eu estou dizendo? É porque vocês não estão aptos para isto! Porque vocês são filhos de seu pai o Diabo. ... Ele foi homicida desde o princípio e tem sempre odiado a verdade. Não existe verdade nele. Quando ele mente, é consistente com seu caráter; porque ele é um mentiroso e pai das mentiras”(João 8:31-36, 43-44).
Conhecer a verdade e obter a liberdade. Que verdade você precisa conhecer sobre si mesmo para conseguir a liberdade? Mas você pode pensar: “Eu sou livre! Faço o que quero!” Será livre mesmo? Não há nenhum momento em que sua consciência lhe acusa querendo mostrar que você está preso a algum “ídolo”? Será que você é livre mesmo, só porque tem algum tipo de poder (financeiro, político, familiar, prestígio, afetivo)?
Como se libertar da sua adicção ou vício ou compulsão? Você percebe que existe algum tipo de dependência em sua vida, em seu comportamento? Qual é? Ou não percebe?
O primeiro passo para qualquer tipo de cura, passa pela percepção da doença ou do problema que realmente existe. Mas pode ser difícil para muitos de nós obtermos tal percepção. Então, você pode mentir para si mesmo. Permanece na negação. Na mentira. E a liberdade não ocorre. Mesmo que você tenha muito poder ou experimente uma sensação de prazer e liberdade. Mas ela pode ser falsa. A liberdade verdadeira e duradoura sempre está ligada com a honestidade e obediência à verdade. Há muitas pessoas que possuem muito poder, mas são presas de si mesmas, presas pelo objeto de seu culto, de sua dependência. E podemos estar dependentes e, por isso, presos, a algo que em si não é mal, mas a maneira como nos ligamos a ela é que pode ser maléfica e destruidora. As forças espirituais que influenciam nossa vida têm raízes na verdade ou no engano. A verdade conduz à liberdade; o engano conduz à escravidão e morte. A negação é uma mentira que nos mantém em escravidão. Quando somos escravos de nossa adicção ou compulsão perdemos a capacidade de seguir um caminho melhor na vida. Perdemos a luz. O mal destrói a capacidade e o desejo de conhecer e viver a verdade. É somente quando o ciclo da negação é quebrado, por escolha nossa e poder superior a nós, quando nos tornamos completamente honestos a respeito de nossa escravidão, que existe chance para uma real liberdade. Conhecendo a verdade você poderá obter a liberdade. Eu desejo que você possa desejar isto. Obter a liberdade que vem pelo conhecimento da verdade e sendo plenamente honesto consigo mesmo. Este é o começo da vida real.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dirigentes Mundiais da Área de Saúde promovem méritos da dieta vegetariana

No congresso vegetariano pesquisadores fazem a ligação entre regime baseado em vegetais com conservação ambiental
March 11, 2008 Loma Linda, California, United States
Elizabeth Lechleitner/ANN


Um regime alimentar baseado em vegetais pode ser a melhor forma de proteger a saúde e o meio ambiente, disseram pesquisadores na semana passada numa conferência sobre nutrição vegetariana patrocinada pela Universidade Loma Linda. [photo: iStockphoto]
Um regime alimentar vegetariano não protege somente a saúde, mas também pode ajudar a conservar o meio-ambiente, concluíram dirigentes mundiais de saúde numa conferência sobre vegetarianismo patrocinada pela Universidade Loma Linda, da Califórnia, de propriedade adventista do sétimo dia.Organizada 25 anos atrás por um grupo de profissionais, na maioria adventistas, o Congresso Internacional Sobre Nutrição Vegetariana atraiu mais de 700 participantes este ano. Os adventistas ajudaram a estabelecer os benefícios de um regime alimentar vegetariano, que antes de 1950 era visto com ?grande ceticismo?. Eles continuaram a realizar pesquisas na área do viver saudável, declarou o Dr. Allan Handysides, diretor do departamento de Ministérios de Saúde da Igreja.Handysides, que também esteve presente na Conferência Adventista de Nutrição, realizada em conjunto com o Quinto Congresso Internacional de Nutrição Vegetariana, declarou que embora o fator saúde inspire muitos adventistas ao vegetarianismo, outros fatores?entre os quais mudança ambiental e direitos dos animais?estão agora levando consumidores a dispensarem os produtos cárneos.?Estas não são más razões, mas os que se tornam vegetarianos por uma causa geralmente não têm tanto a motivação de saúde?, declarou Handysides, explicando que os vegetarianos adventistas provavelmente também vão exercitar-se regularmente, evitarão substâncias controladas e beberão bastante água, o que lhes dá uma vantagem no campo da saúde.Seja qual for a razão, a evidência sugere que consumir espinafre, soja e outros alimentos de base vegetal pode ser a melhor forma de aderir à causa ambiental. Os apresentadores disseram que os regimes alimentares baseados em carne provavelmente não sejam sustentáveis porque poluem o meio-ambiente e desgasta os recursos naturais.?As reserves alimentícias têm-se reduzido a níveis baixíssimos?, declarou Handysides. ?Alimentar a crescente população mundial está se tornando um enorme problema?. A produção de uma libra de proteína vegetal (equivalente a 0,454 g) requer um décimo de água e energia requeridos para produzir um montante igual de proteína vegetal, ele explicou.?Seríamos loucos se esperássemos que a inteira população mundial de súbito abraçasse um regime alimentar vegetariano, mas se pudermos convencer a maioria a mudar para um regime vegetariano duas vezes por semana, poderíamos causar um significativo impacto?, argumentou Handysides. ?E essa é uma meta viável?.Os apresentadores também debateram os méritos de um regime inteiramente vegetariano, pelo qual os adeptos dispensam os ovos, o leite, o queijo e muitas vezes subprodutos animais como gelatina e mel de abelha. Estes são tipicamente mais magros e têm colesterol mais baixo do que os vegetarianos, disseram os apresentadores. Contudo, estudos preliminares indicam que no geral os índices de mortalidade dos completamente vegetarianos são ligeiramente mais elevados. Handysides suspeita que alguns vegetarianos totais não fortalecem seus regimes para assegurar um consumo adequado de vitamina B-12 e cálcio.?Não se pode simplemente dizer, ?um regime totalmente vegetal é superior a todas as demais categorias?. O que se pode dizer, contudo, é que o regime vegetariano é superior a um de consumo de carne?, assegura ele.Handysides, compartilhando suas descobertas sobre os benefícios do chocolate, declarou que uma onça de chocolate escuro?que tem um conteúdo de cacau puro em proporção de 75 por cento, ou mais elevado?promove melhor fluxo sanguíneo para o coração e cérebro dos idosos. Os antioxidantes ?muito protetores? no chocolate estão, contudo, mascarados em chocolate de leite e outras formas diluídas de cacau, disse ele.Cerejas e nozes obtiveram endosso entusiástico dos apresentadores, sendo que as primeiras ajudam a elevar os níveis de HDL, ou ?bom? colesterol.O diretor do congresso e medico pesquisador da ULL, Dr. Joan Sabati, que primeiro descobriu que as nozes reduzem o risco de ataques do coração mais de uma década atrás, ofereceu novos dados específicos sobre o tópico declarando que o acréscimo de uma quarta parte de um copo de nozes na alimentação quatro vezes por semana pode reduzir os ataques cardíacos em 30 a 40 por cento. A apresentação de Sabati indicou também que a lâmina marronzada que recobre as nozes, tal como nos amendoins e amêndoas é a parte mais nutritiva.O Dr. Peter Landless, diretor-associado dos Ministérios de Saúde da Igreja Adventista, apresentou estudo sobre abstinência do álcool, outra marca registrada do estilo de vida adventista. Ele disse que a despeito de evidência de que o consumo limitado de álcool reduz o risco de ataque cardíaco nos idosos, os alegados benefícios não superam os miríades de efeitos negativos da substância. Ademais, trazer bebidas alcoólicas para casa pode aumentar drasticamente a possibilidade de uma criança se tornar um alcoólico no futuro, disse ele. De fato, o risco de dependência alcoólica aumenta em 40 por cento se a criança tem contato com o álcool antes de completar 14 anos.No próximo ano os especialistas adventistas em saúde se reunirão em Genebra, Suíça, com representantes da Organização Mundial de Saúde para a primeira Conferência Internacional de Estilo de Vida.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Vida Eterna em Jesus


Quando João, o discípulo amado escreveu o seu livro, cerca de 30 anos depois que os demais evangelhos foram escritos, uma perigosa heresia deitava raízes entre os cristãos.
Era o Gnosticismo, ensino que desvirtuava a verdade central do evangelho - a doutrina referente à pessoa de Cristo, e assim removia o fundamento da esperança de vida.
O evangelho de João é um esforço para reafirmar as verdades concernentes a Cristo - a Sua divindade, a Sua verdadeira humanidade, a Sua vida perfeita, o Seu sacrifício expiatório, a Sua ressurreição, e a Sua promessa de voltar ao mundo. Tudo isto foi feito a fim de que tivéssemos base para ter esperança.
Em seu livro João declarou: "Estes sinais. . . foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20:31.
O apóstolo emprega a palavra vida 43 vezes, em expressões tais como "a vida estava nele", Cristo; "vim para que tenham vida"; "eu sou o pão da vida"; "não quereis vir a mim para terdes vida"
A nota tônica do livro de João é que Cristo veio para dar vida ao homem. Ele veio dar vida não apenas no sentido de livrar da perdição, mas também no sentido específico da palavra: Dar vida a quem estava condenado a perdê-la.
Por que esta ênfase do apóstolo ao ensino de que Cristo veio para dar vida? E que Ele é a nossa esperança de vida? Porque pelo pecado o homem perdeu o direito á vida. Pois "o salário do pecado é a morte." Romanos 6:23.
Ao criar o homem foi o propósito de Deus conferir-lhe vida imortal. Mas o Senhor não dotou o homem com imortalidade logo ao criá-lo.
Adão, e sua mulher Eva, deveriam ser primeiro provados. Eles eram seres livres e deveriam demonstrar se seriam obedientes ou não, aos princípios divinos.
O ponto da prova é mencionado em Gênesis 2:15-17: "E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente; mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comerdes, certamente morrerás."
O fruto da árvore da ciência do bem e do mal evidentemente não produzia mal algum, de si mesmo. O que acarretava o mal era a desobediência ao mandato divino.
Se o homem fosse imortal, não seria ameaçado com a morte. Imortal que dizer não sujeito à morte..
Nossos primeiros pais falharam na prova. Desobedeceram a Deus. Depois de pecarem Deus não lhes permitiu comer da árvore da vida. Essa árvore tinha a virtude de perpetuar a vida.
Transmitindo a seus descendentes a natureza pecaminosa, nossos primeiros pais nos legaram também a sentença de morte. A Escritura diz: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Romanos 5:12
Como pecadores não temos esperança de vida além dos setenta ou poucos anos mais que aqui vivemos. O salmista Davi assim escreveu: "Porque o homem, são seus dias como a erva; como a flor do campo, assim floresce, pois, passando por ela o vento logo se vai, e o seu lugar não conhece mais." Salmo 103: 15 e 16.
Foi para restituir a vida ao homem, o direito de viver para sempre, que Cristo veio ao mundo. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu porém, vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10.
E ainda: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente." João 6.51
Cristo traz a imortalidade mediante o evangelho. O apóstolo Paulo fala da graça "manifestada agora pelo aparecimento de nosso Salvador Jesus Cristo o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade mediante o evangelho." II Timóteo 1.10
É aceitando o Evangelho- arrependendo-nos, confessando e abandonando o pecado, entregando a vida ao salvador, obedecendo À Sua palavra, que nos ligamos ao Doador da vida e temos a promessa da imortalidade.
Na volta de Cristo à esta terra é que será conferida a imortalidade aos que pela graça de Deus se tornarem dignos dela. O Salvador voltará com poder e glória, para buscar o Seu povo. "E se eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também." João 14:3
Quando Jesus aparecer nas nuvens dos céus, Ele fará ressurgir os mortos que dormiram no Senhor. Aqui nesta terra, mesmo os que recebem a Cristo no coração continuam sujeitos à morte. Mas esta morte não será eterna. Ela é um estado transitório. "Quem crê em mim" disse Jesus, ainda que morra viverá." João 11:25
Ao erguer o Seu povo do túmulo, no dia final, o divino Salvador lhes conferirá imortalidade.
Ele dará vida imortal a todos os remidos, aos que provaram a morte e foram ressuscitados, e aos que estiverem vivos naquele dia.
Descendo ao nível do homem e dando a Sua vida em expiação pelas transgressões do homem, Cristo proveu cura para a doença que traz a morte eterna, a doença do pecado.
Cristo salva do pecado e dá-nos vida, vida imortal.
Aceite o que ele comprou com o Seu próprio sangue. A Vida Eterna. Aceite hoje o Salvador Jesus Cristo. "Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida, aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida." I João 5:11-12


Pr. Stina

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Deus, o Pai



Você conhece Deus o Pai? Já percebeu que todos nós sentimos necessidade de alguém mais poderoso que nós mesmos?
Cansado de cultuar o próprio eu, muitos hoje estão procurando algo melhor. Algo que produza maior satisfação, maior felicidade. E isto se traduz em conhecer a Deus.
Felizmente, Deus quer que O conheçamos, e por esta razão Se revela de muitas maneiras: Na natureza, na Bíblia, em Seu Filho Jesus Cristo e podemos até conhecê-Lo através de revelações sobrenaturais.
A Bíblia não faz tentativas diretas de provar a existência de Deus. - ela parte desse pressuposto. As primeiras palavras bíblicas, "No princípio criou Deus os céus e a terra" Gên 1:1, revelam muito sobre Deus.
Antes que o mundo existisse, Ele já existia. Ele é o Criador e a Fonte de toda matéria e vida. Entretanto, há muita coisa sobre a natueza essencial de Deus que desconhecemos.
Muitas vezes nós perguntamos sobre a natureza de Seu Ser, e como Ele pode ser eterno, infinito e onipresente.
Mas, até certo ponto, Sua natureza pode ser compreendida através da maneira como Ele nos trata, bem como por aquilo que nos diz a Seu respeito.
Sua garantia de amor eterno é fundamental para a revelação de Si mesmo. O Novo Testamento retrata a Deus especialmente como nosso amoroso Pai celestial. (Mat 5:45)
Através da adoção feita por Cristo, tornamo-nos Seus filhos e filhas. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." João 1:12 e 14.
Deus, nosso pai celestial não é simplesmente uma espécie de força impessoal.
A afirmação feita por Cristo à uma mulher junto ao poço de Sicar, de que "Deus é Espírito" (João 4:24), não tinha por objetivo indicar que Deus é sem forma ou sem centro de existência ou atividade.
A natureza do Deus infinito é incomparavelmente superior a dos seres humanos finitos, e não deve ser confundida com a nossa natureza.
Ele é sobrenatural e exaltado, acima de nossa capacidade de compreensão. Ele existe num plano ou dimensão que é incomparável para nós.
No entanto, o conceito hebraico de espírito é mais concreto do que abstrato. Deus ocupa espaço, embora não possa ser visto por seres humanos.
Fomos formados à Sua imagem (Gên 1:27), indicando que Ele possui forma específica. Por toda a Bíblia Deus é abordado como pessoa.
Embora os termos utilizados nas Escrituras para descrevê-Lo sejam sem dúvida selecionados, a fim de serem facilmente entendidos pelos seres humanos, eles O retratam como pessoa. Ele fala, ouve, vê, escreve, Ele lamenta, Se entristece, e sente ira e alegria.
Ele tem vontade (Sal 40:8), julga ( Rom 2:16; Sal 7.11), perdoa (Isaías 55:7)), e guarda segredos (Deut 29:29). No entanto, Ele está acima de todos, criou a todos, e mantém a todos.
Ele é onipotente (Apc 19:6), alto e santo (Isa 57:15), onisciente (I João 3:20), possui infinita sabedoria (Efés 1.8), é eterno, imortal (I Tim 1:17), onipresente (Sal 139:7; Jer 23:24) - e livre de todas as limitações de espaço e tempo em Suas atividades.
Além disso, Deus é o centro auto determindor e controlador do que está acontecendo no Universo. Ele concede propósitos e trabalha para que Seus propósitos sejam executados.
Apesar de todas as artimanhas de Satanás, Deus está trabalhando para cumprir seu propósito de nos salvar.
As qualidades e poderes revelados em Deus o Filho e em Deus o Espírito Santo também nos mostram como é o Pai.
"A Bíblia apresenta-nos Deus em Seu alto e santo lugar, não em estado de inatividade, não em silêncio e isolamento, mas rodeado de milhares de milhares e milhões de milhões de seres santos, todos à espera para Lhe cumprir a vontade.
Por meios que não podemos entender, acha-Se Ele em ativa comunicação com todas as partes de Seu domínio.
É, porém, neste mundo minúsculo, nas almas para cuja salvação deu Seu Filho unigênito, que se centraliza o Seu interesse, bem como o de todo o Céu. Deus Se inclina do Seu trono para escutar o clamor do oprimido.
A toda sincera súplica, responde: "Eis-Me aqui." Ergue o aflito e o oprimido. Em todas as nossas aflições, É Ele afligido também. Em toda tentação e em toda prova, o anjo de Sua face perto está para livrar." (DTN 356)
Que em nossos lábios haja muita reverêcia quando falarmos de Deus, e que este Deus maravilhoso nos cubra com suas ricas e abundantes bênçãos, pois Ele é o nosso Pai.




Pr. Stina

Deus, o Espírito Santo


As lamparinas brilhavam fracamente no cenáculo enquanto os discíspulos conversavam com o Mestre. As perguntas que Lhe fizeram após o convívio de aproximadamente três anos e meio demostraram que eles ainda não haviam entendido completamente a razão de Sua missão na Terra. Eles continuavam esperando que Ele libertasse sua nação do domínio romano.
Jesus, ao procurar prepará-los para os alarmantes acontecimentos que pairavam sobre eles, podia entender sua confusão. Ele falou do dom que Ele e Seu Pai enviariam ao mundo - o Espírito Santo.
"Não se preocupem com o futuro", teria Ele dito com efeito. Vocês terão Minha presença na pessoa do Espírito Santo. Ele os guiará e os susterá através de cada experiência, por mais difícil e probante que seja.
Como um dos membros da Trindade, o Espírito Santo é uma pessoa, e totalmente divina. Ele participou ativamente com o Pai e o Filho na Criação, e a partir de então tem estado intimamente envolvido na concretização do plano da salvação.
No Evangelho de João, nos capítulos 14, 15 e 16, está registrada a descrição que Cristo fez da obra do Espíto Santo.
Ele é chamado o Espírito da verdade (14:17), O qual é enviado em nome de Jesus (verso26) para habitar com os discípulos (verso 17). "Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (14:26.)
Ele foi enviado para dar testemunho de Jesus (15:26). E pelo fato de não estar limitado pelo tempo ou espaço, ele pode representar a Cristo perante pessoas de todos os lugares e de todas as épocas.
Além de cooperar com o trabalho dos discípulos de Cristo, hablitando-os a cumprir sua comissão, o Espírito Santo estaria presente entre os inconversos, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (16.8).
É possível que a pessoa e a obra do Espírito Santo sejam as menos entendidas dos membros da Trindade. Isto é porque a natureza da Sua obra é representar Cristo e o Pai em vez de Si mesmo.
Através do ministério do Espírito Santo, homens de Deus escreveram as Escrituras, as quais testificam de Jesus. "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus, falaram inspirados pelo Espírito Santo" II Pedro 1:21
Ele encheu de poder a vida de Cristo. Através do Seu ministério as Escrituras vêm até nós cheias de vida, tornando Cristo real, amolecendo nosso coração para aceitar o Salvador, e nos capacitando a viver para Ele.
O Espírito Santo está envolvido em cada aspecto de nossa experiência cristã. Quando nos dirigimos a Deus é porque o Espírito trabalhou em nosso coração.
E quando o Espírito Santo trabalha no nosso coração Ele desperta em nós o desejo de conhecer a Deus, e viver segundo a Sua vontade.
Quando desejamos conhecer melhor a Deus através da Bíblia, e pedimos entendimento, o Espírito Santo nos guia aos textos que devemos estudar, ajuda-nos a obter compreensão clara através de nosso estudo e das impressões divinas quanto ao significado dos textos, e nos ajuda por em prática em nossa vida o que lemos. Ele então nos dá força para viver as verdades que aprendemos.
Quando sentimos tristeza por nossos pecados e nos arrependemos, é porque o Espírito Santo está operando em nosso ser.
Tudo o que compreendemos a respeito de Deus e de Jesus, o entendemos mais completamente porque o Espírito Santo, de modo humilde e anônimo, está fazendo o trabalho que foi comissionado a fazer em favor de cada pessoa.
O Espírito Santo também fortalece a igreja e os indivíduos através dos dons espirituais, alguns dos quais são notáveis em sua natureza, enquanto outros são menos extraordinários mas igualmente essenciais.
Muitos dos dons do Espírito são mencionados em Efésios 4:11, onde lemos: "E Ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas outros para evangelistas, e outros para pastores."
Mencionado tanto nos primeiros como nos últimos versos da Bíblia, o Espírito Santo tem estado em atividade na Criação, Encarnação, e Redenção.
Como representante pessoal de Jesus, Ele faz pelas pessoas o mesmo que Jesus faria se estivesse fisicamente presente.
"Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, Ele transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, e a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda.
A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celetiais. A bênçao vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus.
Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus." DTN, 173. É a atuação de Deus, Espírito Santo.
Que Ele possa tocar o nosso coração e que nossa vida possa ser transformada dia a dia. É o nosso grande anseio, Amém.


Pr. Neumoel Stina

Deus, o Filho


Quem é Jesus? Quando você ouve o nome de Jesus, você pensa em Deus? Ele é Deus? Hoje trataremos sobre o Deus Filho.
Nossa esperança de salvação se centraliza exclusivamente em Jesus. O termo pelo qual Ele é conhecido, o Filho de Deus, reflete o Seu lugar no plano da salvação, função esta determinada antes da criação do mundo.
Antes de Sua encarnação Ele existia como Deus, desde a eternidade, no sentido mais completo e elevado. Ele é Deus em natureza, em poder, e em autoridade. (S. João 1: 1 e 2; 17:5 e 24; Fil 2: 6)
Cristo é o Criador de todas as coisas (João 1:3; Col 1: 16 e 17; Hebreus 1: 2). E mesmo depois que Adão e Eva pecaram, Cristo manteve contato íntimo e constante com o mundo.
Ele é o membro da Trindade que ficou encarregado de se identificar conosco. Veja o que diz Filipenses 2:5-8: "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se humilhou, tornando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a sim mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz."
Através dEle o caráter de Deus é revelado aos seres humanos caídos, a salvação da humanidade é efetuada, e o mundo julgado. (S. João 5:24-29).
Sendo verdadeiramente Deus para sempre, Cristo se tornou verdadeiramente e totalmente homem.
Centenas de anos antes que Ele nascesse, os profetas predisseram Seu nascimento virginal e o local onde deveria nascer - Belém. (Isa 7:14; Miquéias 5:2)
Concebido do Espírito Santo e nascido da virgem Maria, Ele se criou na vila montanhosa de Nazaré da Galiléia. Durante Sua vida na Terra Jesus viveu e sofreu tentações como ser humano, mas jamais pecou, exemplificando perfeitamente a justiça e o amor de Deus e deixando-nos um exemplo perfeito a ser seguido. (Heb 2:16-18; I Ped 2:21 e 22)
Cristo viveu de modo simples e altruísta. Enquanto criança e jovem, Ele trabalhou na carpintaria em Nazaré, sempre Se demonstrando amável e interessado nos outros.
Quando tinha cerca de trinta anos, João Batista O batizou por imersão no rio Jordão. Ele não foi batizado a fim de ser purificado dos pecados, pois jamais pecara, mas foi batizado para "cumprir toda a justiça".
Através do batismo Ele se identificou com os pecadores, dando os passos que nós devemos dar, e fazendo o que nós devemos fazer.
Quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma visível, como pomba, e a voz de Deus, dos céus, pronunciou as palavras: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo". Mateus 3:17
Após este evento Jesus dedicou cerca de três anos e meio ao Seu ministério amorável e altruísta, procurando levar a mensagem do evangelho a ricos e pobres, a judeus e gentios.
Por meio de milagres, inclusive milagres de cura e ressurreição dos mortos, Jesus manifestou o poder e o amoroso interesse de Deus, e provou ser o prometido Messias.
Seus ensinos eram incomparáveis em sua simplicidade e poder para mudar corações e vidas. Até mesmo os guardas enviados para prendê-Lo, a certa altura de Seu ministério, foram incapazes de fazê-lo por terem ficado impressionados com o poder e sensatez de Seus ensinos.
Ao serem indagados quanto à razão de não O terem aprisionado, puderam apenas responder: "Jamais alguém falou como este homem." João 7:46
Antes da fundação do mundo Deus havia elaborado um plano para enfrentar a possibilidade do surgimento do pecado na Terra. Por intermédio da morte de Cristo, aqueles que O aceitassem, se tornariam de novo filhos de Deus e herdariam a vida eterna.
Quando Jesus estava prestes a iniciar Seu ministério, João Batista apontou-O como "O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". João 1:29
Jesus concluiu Seu abnegado ministério com sacrifício supremo - dando Sua vida para prover aos homens um meio de escape do pecado e suas consequências.
Jesus sofreu e morreu voluntariamente na cruz do Calvário, por nossos pecados e em nosso lugar. Mas a morte e a sepultura não puderam reter o Criador.
Ele ressuscitou dos mortos e ascendeu aos Céus após aparecer várias vezes aos Seus discípulos e comissioná-los a levar avante a pregação do evangelho, que Ele havia começado durante Seu breve ministério.
Ele não abandonou ou esqueceu Seu povo na Terra ao ascender ao Céu, mas iniciou um novo ministério em nosso favor no santuário celestial - um ministério de intercessão e preparação de Seu povo para ocupar um lugar no reino que Ele planeja restaurar na Terra.
Cristo virá novemente, em breve, em nuvens de glória, acompanhado de Seus anjos, para o livramento final de Seu povo e a restauração de tudo o que se perdeu por causa do pecado.
O centro de convergência da Bíblia é Jesus Cristo. Nosso amor por Cristo deve nos motivar a obedecer os Seus mandamentos, seguir Seu exemplo, e a sujeitar nossa vida a Ele, para que Ele possa viver por Seu Espírito em nós.
Deixe Jesus, o Deus filho viver em você.


Pr. Stina

Casamento, Instituição Divina


Várias instituições formam a estrutura da civilização ocidental: o casamento, a propriedade privada, e o estado.
Mas, com todo o respeito, cremos que a instituição do casamento e da família é a mais importante de todas. Dela depende a estabilidade social e a segurança do Estado, e das pessoas.
Na esfera individual, nada abaixo de Deus exerce tão poderosa influência como o casamento. O êxito ou o fracasso na vida, tanto do homem como da mulher, muito depende do êxito ou do fracasso no casamento.
Hoje a instituição do casamento, ou seja, da família, está em crise. Milhares de casais estão se separando. Outro sintoma é o elevado número de casais que vivem sob tensão, com lares sacudidos por discussões acaloradas, por palavras duras e maus tratos.
A tensão a que estão expostos e com frequência quase insuportável, destroça os nervos, e arruina a saúde. Muitos casais continuam vivendo juntos por amor aos filhos, ou por alguma outra consideração.
Mas, não são felizes. Pelo contrário, são profundamente infelizes, o casal e também os filhos.
Entretanto, o casamento foi instituído para o bem do homem. Sim, para o seu mais elevado bem. Deus é o Seu Autor. Com efeito, Deus oficiou o primeiro casamento da História.
Isto significa que a condição ideal para o homem é de estar casado, como Deus mesmo disse no princípio: "Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." Gênesis 2:18
A instituição do casamento foi honrada pelo Senhor Jesus Cristo, que assistiu um festa nupcial, as Bodas de Caná. Jesus honrou o casamento também nos seus ensinos, comparando o recebimento da igreja por Ele, na Sua segunda vinda, a uma festa nupcial. Mateus 22: 1-14.
A instituição do casamento tem lugar de honra na tradição judaico-cristã. Na sua fórmula para o ato do casamento os judeus empregam a palavra kiddushin, que significa santidade.
A Igreja Católica considera o casamento uma instituição natural feita pelo Criador, parte da natureza do homem. Ela encara o matrimônio como sacramento, como capaz de conferir graça que purifica e santifica a alma. As igrejas evangélicas o encaram como instituição divina.
Santo Agostinho escreveu: "Casamento humilde é melhor que virgindade orgulhosa". The New Dictionary of Thoughts, p. 32. E Martinho Lutero também disse algo sobre o casamento: "Deus pôs o símbolo do casamento em toda a parte na natureza: Cada criatura busca a perfeição noutra." idem, p. 393.
Ao instituir o casamento, no princípio da história humana, Deus disse: "Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une á sua mulher, tornando-se os dois uma só carne". Gênesis 2.24
O plano de Deus estabelece a monogamia, não a poligamia - quer seja ela legalizada, ou clandestina. O homem deve ter uma só mulher, a mulher, um só marido.
O apóstolo Paulo declara:". . . cada um tenha a sua própria esposa e cada esposa o seu próprio marido." I Coríntios 7:2
No plano de Deus a união do casamento é indissolúvel. Jesus ensinou: ". . .o que Deus ajuntou não o separe o homem". Mateus 19:6. Lemos também: "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor." I Coríntios 7:39.
Há uma só base para dissolução do casamento, que Deus reconhece: a infidelidade conjugal.
Nas palavras de Jesus: "Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de adultério, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada, comete adultério." Mateus 5:32
Como afirmamos antes, o casamento foi instituído para o bem do homem. E sempre que "os princípios divinos são reconhecidos e obedecidos nesta relação, o casamento é uma bênção.
Ele preserva a pureza e a felicidade do gênero humano, provê as necessidades do homem, eleva a natureza física, intelectual e moral."
Com efeito, na união conjugal o homem e a mulher encontram sadio companheirismo. E no convívio do lar o caráter é aprimorado, enobrecido, enriquecido.
Desenvolvem-se as qualidades da compreensão, da tolerância, da apreciação das virtudes de outrem, da solicitude pelo bem de outrem, do serviço abnegado.
A esposa temente a Deus abranda e eleva o caráter do marido. O marido cristão edifica espiritualmente a esposa. E não só os cônjuges são beneficiados por esta união: mas também os filhos.
Pois nada se iguala a um lar em que reina harmonia para a criação de filhos sadios e felizes.
Querido amigo: como você encara o casamento? Como instituição humana, mero contrato pessoal, que pode se desconsiderar e mesmo desfazer pela vontade de uma ou de ambas as parte?
Ou você encara o casamento de acordo com a vontade de Deus? Como Ele quer que o encaremos?
Deus quer que encaremos o casamento como instituição divina, sagrada, indissolúvel, digna de honra.
Uma união para o êxito da qual devem, marido e mulher, fazer sempre o mais sincero e diligente esforço.
Como é maravilhoso quando marido e mulher consegue dizer um ao outro: Deus me escolheu pra você!


Pr. Neumoel Stina

Uma Bênção Chamada Lei


Você acha que lei e graça combinam? Que funções desempenha a lei? A lei é uma bênção ou uma maldição?
A palavra lei, soa um tanto forte para alguns. Porém, se compreendida em sua origem e propósitos, compreenderemos seu benefício para cada um de nós.
A lei de Deus é o reflexo de Seu caráter, e isto realmente é um ponto de inestimável valor. Os atributos da Divindade são apresentados pela Bíblia em situações variadas. Quando Moisés rogou a Deus para ver Sua face, o Senhor lhe respondeu: "Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do Senhor". Êxodo 33:19 e 20.
E no capítulo 34:6 e 7 lemos: "e passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, grande em misericórida e fidelidade, que guarda a misericórida em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado e visita a iniquidade dos pai nos filhos e nos filhos dos filhos até a terceira e quarta geração".
Ao mencionar os atributos da lei de Deus, as Escrituras usam os mesmos característicos usados na descrição da Divindade. Por exemplo o apóstolo São Paulo menciona que "a lei é Santa, e o mandamento santo e justo e bom". Romanos 7:12.
Na poesia de Davi encontrada no Salmo 19:7 e 8 nós lemos: "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos". Encontramos nessas duas citações , vários desses atributos. Isto estabalece finalmente o fato de que a lei de Deus é o reflexo de Seu caráter.
Sendo Deus, eterno, logo Sua lei é também eterna. Assim, dizer ou afirmar que a lei de Deus surgiu no Monte Sinai é muito comprometedor. No Monte Sinai, o Senhor deu Sua lei por escrito, a um povo, cuja sensibilidade espiritual estivera em declínio pelos muitos anos de escravidão.
É bom esclarecer que justamente ao tempo que a história comprova o surgimento da escrita alfabética, ou seja por volta do ano 1450 AC, é que Deus assim se manifestou, dando por escrito, algo que já existia e era conhecido.
Homens como Enoque, Noé e Abraão foram fiéis, leais e obedientes a Deus, Eles obedeceram o que? No que foram leais e fiéis? É claro e lógico que assim procederam em relação aos preceitos divinos.
Desta maneira, afirmamos que a lei se originou com o próprio Deus. Não só ela é eterna no tocante ao tempo de sua origem, como o é também quanto ao tempo de duração.
Cabem muitas reflexões neste estudo com respeito ao propósito da lei de Deus. Na qualidade de expressão do caráter e do amor de Deus, os Dez Mandamentos revelam a Sua vontade e propósitos para a humanidade. Viver em harmonia com esses santos preceitos, é viver em harmonia com o próprio Deus. Desta forma, Deus concedeu Sua lei a fim de prover abundantes e ricas bênçãos para os Seus filhos. A seguir enumeramos alguns propósitos específicos da lei de Deus:
1. ELA REVELA A VONTADE DE DEUS PARA A HUMANIDADE
Em sua simplicidade os Dez Mandamentos são amplos e abrangentes. No entanto, apresentam o padrão moral de conduta para a humanidade idealizado por Deus. Eles definem nosso realcionamento com o Deus - Criador, bem como orientam o relacionamento com os nossos semelhantes. A Lei desempenha um papel fundamental na vida das pessoas, tendo em vista seu bem estar.
2. ELA É A BASE DO CONCERTO DIVINO
Num discurso onde exortava o povo à obediência, Moisés assim se referiu à lei de Deus: "Então vos anunciou Ele o Seu concerto (aliança), que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra". Deuteronômio 4:13.
A base da aliança divina com Seus filhos fiéis, estava nos Dez Mandamentos. Vivendo segundo esse padrão de vida, Deus se comprometia em dar bênçãos e prosperidade aos que Lhe fossem fiéis. Sendo a base do concerto divino, Deus gravou-a com Seu próprio dedo em tábuas de pedra. Êxodo 31:18 diz: "E tendo acabado de falar com ele no Monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus".
3. ELA É O PADRÃO DO JULGAMENTO DIVINO
Enaltecendo a lei de Deus, assim se expressou o Salmista; "A minha língua celebra a Tua lei, pois todos os Teus mandamentos são justiça". Salmo 119:172. A lei de Deus estabelece o padrão de justiça, pela qual cada um de nós será julgado. Tiago menciona isto da seguinte maneira: "Falai de tal maneira, e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade". Tiago 2:12.
Embora nossa consciência nos diz que devemos proceder de modo correto, ela não nos diz o que é correto. Somente uma consciência aferida com o excelente padrão divino, pode impedir que caiamos em pecado. E não nos esqueçamos do conselho do sábio: "Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más". Eclesiástes 12:13 e 14.
4. A LEI APONTA-NOS O PECADO E SUA SOLUÇÃO
A lei funciona como um espelho. Ela mostra os defeitos e falhas de nosso caráter que contrastam com o perfeito caráter de Deus. O apóstolo Paulo afirma que "pela lei vem o pleno conhecimento do pecado". Romanos 3:20.
É pela lei e seus santos preceitos que podemos perceber atráves da atuação do Espírito Santo, que nossa vida não se harmoniza com a vontade de Deus. A lei não salva, mas torna-se um instrumento através do qual, o Espírito Santo utiliza-se para convencer-nos do pecado.
Apontando a nossa condição de pecadores, a lei não pode nos salvar, mas nos apresenta o autor da mesma, Aquele que está pronto a perdoar e redimir. Desta maneira, a lei nos indica a Jesus, a fim de que recebamos a salvação. Foi nesse sentido que Paulo chamou a lei de "aio" para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Galátas 3:24.
5. ELA PROVÊ GENUÍNA LIVBERDADE, RESTRINGE O MAL E TRAZ BÊNÇÃOS
Jesus disse que "todo aquele que comete pecado é escravo do pecado". São João 8:34. Quando transgredimos a lei de Deus não nos achamos em liberdade. Viver segundo os limites da lei de Deus significa liberdade das garras cruéis do pecado que escraviza e destroe. Viver de acordo com a lei de Deus, liberta-nos das amargas consequências do pecado.
Os Dez Mandamentos representam um resumo de todos os princípio corretos e aplicáveis à toda humanidade em todos os tempos. Eles são muito mais que simplesmente uma série de proibições.
A lei dos Dez mandamentos não deve ser considerada tanto do lado proibitivo, como do lado da misericórdia. Suas proibições são a segura garantia de felicidade na obediência.
Contemplamos nela a bondade de Deus que, revelando aos homens os imutáveis princípios da justiça, procurava resguardá-los dos males que resultam da trangressão.
Que ao examinar-mos a Palavra de Deus, possamos ser imbuídos do amor de Cristo, e que Este amor possa abrir nossos olhos a compreender que a observância correta da Lei de Deus, é um ato movido pelo amor que sentimos por Ele.
A Lei de Deus, nos Dez Mandamentos é uma grande bênção que Deus deu ao homem.
Pr. Neumoel Stina

terça-feira, 8 de abril de 2008

Pecado Imperdoável



Você acredita que existe pecado que não pode ser perdoado?
Há milhões de pessoas no mundo que cometeram o pecado imperdoável e milhões mais, preocupadas porque não sabem se já cometeram esse pecado.
O pecado imperdoável é cometido contra o Espírito Santo. Foi Jesus que explicou: "Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada." Mateus 12:31 E no verso 32 Ele acrescentou ". . . se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isto perdoado, nem neste mundo, nem no porvir."
Muitos tem idéias estranhas quanto ao que vem a ser pecado contra o Espírito Santo. Alguns pensam ser o suicídio; outros que seja praguejar ou amaldiçoar.
Há centenas de ministros ensinando que o pecado contra o Espírito Santo é não reconhecer que as "línguas estranhas" por eles faladas, sejam autênticas e do Espírito Santo. Muitos ainda pensam que este pecado seja o roubar ou o adulterar.
Notemos que Jesus afirmou, "todo o pecado e blasfêmia serão perdoados ao homem." Isto está em harmonia com Isaías 1.18 onde o Senhor promete apagar, limpar e perdoar nossos pecados mesmo que sejam tão sujos ou vermelhos como o carmesim ou a escarlate.
Em I João 1:9 nos é feita a promessa de que "se confessarmos nossos pecados", Deus na Sua fidelidade e justiça nos perdoa todos os pecados e nos purifica. Não importa quão terrível tenha sido o nosso pecado, Deus está disposto a nos perdoar.
Jesus esclareceu que o pecado imperdoável é cometido contra o Espírito Santo.
Que pecado é este que Deus não possa perdoar? Como é cometido?
A Bíblia declara que o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo de erro, mas a "recusa persistente em abandonar o pecado conhecido, e obedecer a Deus."
Assim sendo, o pecado contra o Espírito Santo não é um tipo particular de pecado como praguejar, matar ou suicidar-se, mas é uma condição pecaminosa à qual a pessoa chega por recusar-se a atender aos rogos do Espírito Santo.
Como pode uma pessoa atingir tal condição, da qual não possa mais arrepender-se? Muitos pensam, especialmente os jovens, que devem aproveitar a vida agora, e quando velhos, dedicar-se então à religião.
O que estas pessoas desconhecem é que ninguém jamais poderá obter a Salvação e o perdão de seus pecados sem o legítimo arrependimento.
O arrependimento de que fala a Bíblia é uma obra do Espírito Santo na vida. Esta obra produz mudança radical nos hábitos do pecador que se faz disposto a cumprir a vontade de Deus.
A Bíblia afirma em Atos 5:31 que Deus "exaltou a Jesus para ser o Salvador, para dar arrependimento e perdão dos pecados". Como vemos a ação de arrepender-se, não surge por acaso, da vontade do homem, mas é causada pela ação de Deus.
Jesus prometeu que quando o Espírito Santo viesse, o Consolador, "Ele convenceria o mundo do pecado." João 16.8. Quando alguém aceita, atenta e segue os rogos do Espírito Santo, este então alcança o arrependimento que vem de Deus.
E, quando arrependido, recebe o perdão de Deus. E tendo recebido perdão divino, recebe com ele também a salvação. Mas, pelo contrário, se alguém rejeita os apelos do Espírito Santo e não atenta à Voz de Deus, jamais pode ser perdoado e salvo.
A Bíblia nos orienta, "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia de redenção." Efésios 4:30. Como o Espírito Santo age em nossa vida, guiando-nos, orientando-nos, mostrando-nos a vontade de Deus, a nossa reação para com sua atuação vai decidir diretamente nossa sorte eterna.
Assim, se nós seguirmos as instruções do Espírito Santo, contidas na Bíblia, seremos selados para a salvação. "Porque todos quantos são guiados pelo Espírito Santo, estes são filhos de Deus." Romanos 8:14
Em Marcos 9:43-46 Jesus nos ensinou que se nossa mão, ou nosso pé ou nossos olhos nos fizerem tropeçar e cair em pecado, seria melhor eliminar estes membros do que perder a salvação.
Jesus não ensinou que deveríamos mutilar nosso corpo. O que Jesus ensinou foi que devemos vigiar nossos costumes, gostos, tendências e impedir que nossos membros estejam nos afastando de Deus e nos levando ao pecado e à perdição.
Quando o Espírito Santo fala à nossa mente, devemos educar nossa vontade a fazer o que Ele nos pede que façamos.
É muito melhor sabermos disciplinar nossa vontade pecaminosa e seguirmos a orientação de Deus para termos a salvação do que seguirmos nosso próprio caminho rumo à morte.
Como saber que ainda não cometemos este pecado? Se ainda ouvimos a Voz de Deus nos orientando e nos chamando de volta ao caminho do Senhor; e se sentimos tristeza pelos pecados cometidos, isto é prova de que Deus está falando ao nosso coração e tentando salvar-nos.
É a certeza de que não cometemos o pecado imperdoável, contra o Espírito Santo.
O conselho divino é: "Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração." Hebreus 3:15
Se agora você está sentindo necessidade de Deus. Abra seu coração e Deus o perdoará.

Pr. Stina

Existe Mesmo Inferno?


A crença popular ensina que quando uma pessoa morre, se foi boa, vai para o Paraíso; se foi má, vai para o Inferno.
Há também uma doutrina chamada purgatório, que existe em conexão com a doutrina do inferno.
Mas o que a Bíblia ensina sobre este assunto?
Se estudarmos a Bíblia com cuidado, vamos descobrir que ao Jesus voltar a esta terra, "os mortos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo". João 5:28-29.
A Bíblia também ensina que quando Jesus voltar, Ele se assentará no Seu trono para julgar o mundo "com justiça".
Seria possível harmonizar as doutrinas da Volta de Jesus e da Ressurreição, com a doutrina do inferno?
Se quando alguém morre, vai ou paraíso, ou para o inferno ou mesmo para o purgatório, qual seria a importância ou o significado da ressurreição e mesmo de um julgamento por ocasião da Volta de Jesus?
A Bíblia afirma que quando Jesus voltar, Ele mesmo vai separar os bons dos maus, o trigo do joio, as ovelhas dos cabritos. (Mateus 25:31-33)
A Bíblia ensina enfaticamente em Apocalipse 22:12 que somente quando Jesus regressar é que cada um receberá a recompensa segundo as suas obras.
Ao tratarmos deste assunto controvertido, queremos lembrar outra vez aos nossos queridos amigos, ouvintes, que somente a Palavra de Deus pode esclarecer e dizer a verdade. O que fugir disso é conjectura humana.
Vejamos um pouco da história:
Dante Alighieri, que viveu na Idade Média, de 1.265 a 1.321, escreveu uma obra intitulada: "A Divina Comédia", dividida em 3 partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.
Com esta obra, Dante abalou o pensamento teológico da época.
Infelizmente, o Inferno de Dante, estava baseado nos ensinos pagãos de Platão e Virgílio.
Os escritos de Dante influenciaram até mesmo o cristianismo, pois as características principais do Inferno, segundo a concepção hindu, persa, egípcia, grega e cristã, são essencialmente as mesmas.
O Inferno tem sido descrito como a morada dos espíritos malignos, o lugar da vingança divina, onde não há misericórdia e cujo sofrimento é sem fim.
Então nós perguntamos: Como harmonizar todas estas idéias com o ensino da Bíblia que diz que Deus é amor? Se você é um pai, admitiria a idéia de castigar um filho incessantemente? Com certeza que não! Será que Deus seria mais severo que um pai terrestre?
Há na Bíblia 4 expressões que são traduzidas por Inferno. São elas: Sheol do hebraico, e Geena, Hades e Tártaro do grego.
Analisemos brevemente estas 4 palavras usadas e traduzidas por Inferno, e então vejamos na Bíblia, as suas aplicações:
A palavra Sheol às vezes é traduzida por sepultura, como no Salmo 16:10. "Não deixarás a minha alma na sepultura". Sheol
Também a palavra Hades significa sepultura, ou morte. Aparece 11 vezes no Novo Testamento. "Onde está ó morte a tua vitória?. Hades I Coríntios 15:55
A palavra Geena também significa "lugar de queimar". Ocorre 12 vezes no Novo Testamento e é a forma grega de "Vale de Hinon".
O vale de Hinon, ao sul de Jerusalém, foi o local onde o povo de Israel ofereceu sacrifícios humanos, de criancinhas, ao "deus" Moloque. Deus determinou que aquele vale seria chamado de "vale da matança" Jeremias 7:32.
Mais tarde o vale de Hinon tornou-se o local da queima de lixo e de cadáveres. Por isso o fogo e a fumaça existiam ali constantemente, e o que o fogo não destruía, os vermes consumiam. Era símbolo de destruição. Geena
A última das 4 palavras traduzidas por Inferno, é Tártato. Significa prisão, ou profundo abismo, e refere-se aos anjos caídos do céu, quando Lúcifer se rebelou contra Cristo e foi expulso de lá. Apocalipse 12:9. Acha-se uma vez mais na Bíblia, em II Pedro 2:4. Tártaro
A Palavra de Deus ensina que quando os seres humanos morrem, todos vão para o Sheol ou Hades, sepultura, quer sejam bons, quer sejam maus, justos ou injustos, salvos ou perdidos. Eles dormem o sono inconsciente da morte, e aguardam a volta de Jesus para o juízo final, bem como a recompensa que cabe a cada um. O Salmo 89:48 pergunta: "Que homem há, que viva, e não veja a morte?. e Salomão confirma: "O mesmo sucede ao justo e ao perverso". Eclesiástes 9:2.
Sim amigos, bons e maus, justos e injustos, todos os que morreram estão na sepultura e aguardam o dia final.
Talvez isso possa surpreendê-lo, mas atualmente não existe em lugar nenhum, um inferno de fogo, queimando pecadores, como também não há almas libertas do corpo. Quando as pessoas morrem elas vão para a sepultura, para o sono da morte; ninguém vai ao Paraíso, ao Purgatório ou ao Inferno.
Exatamente agora, não existe nenhum Inferno, mas haverá sim, um Inferno, no futuro e será aqui mesmo na terra. Isso é o que a Bíblia ensina. Foi Satanás quem inventou o chamado Inferno de Fogo, para desvirtuar o caráter e a imagem de Deus. A fim de que as pessoas pensem que Deus é vingativo, cruel, queimando os ímpios por toda a eternidade. Seria isto amor? Seria isto justo?
Desde o princípio tem sido parte da obra do enganador distorcer o caráter divino, levando criaturas a terem ódio do Criador.
Graças a Deus, não existe ninguém queimando num Inferno. O Senhor não tem prazer na morte do ímpio. Deus mesmo afirma: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus: não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva". Ezequiel 33:11.
Por ocasião da Segunda Vinda de Cristo, os justos mortos ressuscitarão.
I Tessalonisenses 4:16. E Então receberão a recompensa.
Somente quando Jesus regressar é que os justos serão levados ao Paraíso. Lá reinarão com Cristo por mil anos e julgarão os ímpios, para comprovar a justiça de Deus. Apocalipse 20:4 e I Coríntios 6:2-3.
Após mil anos no céu, Jesus Cristo e os santos retornarão à terra. Naquela ocasião Jesus Cristo dará a recompensa aos ímpios. A Palavra de Deus afirma que quando os ímpios quiserem destruir a Cidade Santa e derrotar a Cristo e os salvos, então "descerá fogo do céu e os consumirá". Apocalipse 20:9.
Nessa mesma ocasião, o diabo, a morte e o inferno (sepultura), também serão destruídos para sempre, pois serão lançados no lago de fogo e enxofre. Apocalipse 20:10 e 14.
Este fogo eterno - o inferno de Deus - destruirá tudo, e eliminará todo o mal: desde Satanás, o causador do pecado, até o último dos pecadores. Diz a Bíblia que quando esta terra for incendiada pelos fogos do inferno, no dia final, "todos os soberbos e todos os que cometem perversidade, serão como a palha... não sobrará nem raiz e nem ramos". Malaquias 4:1-3
A atitude de Deus ao destruir os ímpios é chamada na Bíblia de "o ato estranho de Deus". Isaías 28:21. Pois a destruição é contrária ao caráter de Deus, pois "Deus é amor". I João 4:8
Um dia Deus destruirá os ímpios num inferno de fogo, aqui nesta terra. Mas, somente depois de julgá-los pois Deus é amor e justiça..
O ensino bíblico de que o inferno de fogo será somente depois do juízo final, é coerente com o caráter justo de Deus, e se harmoniza perfeitamente com as promessas da segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.
Amados ouvintes: a idéia de um fogo de tormento eterno tem levado milhões a servirem a Deus por medo. Deus, no entanto, deseja serviço simples, franco e sincero. Em amor Ele nos salvou. Em amor Ele cuida de nós.
Se O amarmos e O servirmos de coração, não precisaremos temer os fogos do inferno, pois poderemos ter a certeza de alcançar a vitória final, a vida eterna.
E esta vitória é o resultado da bênção de Deus. O meu desejo é que o Senhor o abençoe também.


Pr. Stina