sábado, 29 de março de 2008

O poder da fé

A primeira coisa que alguém precisa acreditar é que é especial, diferente, com capacidade de realizar. Você tem que voltar a sonhar como um menino. Você tem que começar a acreditar que é alguém especial. Você tem que se ver triunfando. Você tem que se ver sendo alguém. Eu acho que o principal problema dos brasileiros, hoje em dia, é a falta de fé no seu potencial.
As pessoas nunca devem desistir, pensar que é tarde demais para mudar de vida só porque acumularam muitas derrotas durante a vida. Quem acredita em si mesmo é mais rico do que qualquer rico. Há quem pense que a vida não é bem assim, que não é tão fácil vencer e o mais sensato é aceitar as coisas como elas são. Ridículo! É assim que pensam os perdedores e é exatamente por isso que estão perdendo, já que a vida só dá aquilo por que luta uma pessoa. Muita gente chegou lá porque resolveu ser dona do seu destino. Pense nisso!

Só atinge o topo quem quer
Foi mais ou menos assim que aconteceu com um pobre rapaz, que não tinha as mesmas facilidades que seus colegas de escola. Ele não tinha sequer permissão para visitar seu melhor amigo, já que os pais deste o consideravam um marginal. No entanto, ele não desistiu de ser alguém na vida. Já que tinha um violão e não sabia como afiná-lo, aproveitou uma visita de um cantor na casa de um primo e pediu-lhe que o ensinasse a afinar o instrumento e a tocar alguns acordes básicos. Não pôde aprender muita coisa naquela oportunidade, mas foi o suficiente para que pudesse começar a lutar por seu sonho. Apenas alguns anos depois, o garoto que os pais de seu melhor amigo o chamavam de marginal, conquistou o coração do mundo. Seu nome: Elvis Presley. E seu grande segredo para chegar foi a força de vontade.

Tire os seus sonhos do baú
Pare de dizer a si mesmo que não é capaz e comece a pensar sobre o que realmente você deseja na vida. Deixe sua imaginação voar livremente. Se você tirar seus velhos sonhos do baú e se determinar a realizá-los, já é meio caminho andado. Nunca é tarde para mudar. Tudo o que você tem a fazer é recuperar a crença em si mesmo e no potencial que Deus lhe deu. Não se importe se seus amigos, parentes ou até mesmo sua esposa ou seu marido duvidarem da sua sua capacidade. Você que quer vencer só precisa de um aliado nesta trajetória. Você mesmo. Desejo a Todos uma semana cheia de sonhos que são objetivos com data marcada!!!

irineokoch@yahoo.com.br

NUZI REVELA OS PATRIARCAS BÍBLICOS

A finalidade desta pesquisa que se segue, é fornecer dados Arqueológicos-Históricos da cidade de Nuzi, devido as diversas dificuldades em entender costumes Sócil-Jurídicos dos povos antigos. A antiga civilização de Nuzi, possui paralelos de costumes com os patriarcas bíblicos, daí sua importância para a comprovação da veracidade Bíblica.

Contexto Histórico
O nome Nuzi, é uma forma variante do nome Nuzu e muito empregada pelos especialistas, pelos quais consideram mais correto. Embora utiliza-se os dois nomes. “Devemos Ter em conta que Nuzu é o caso do sujeito Nominativo e Nuzi o indireto genitivo, pelo qual parece mais aceitável empregar a primeira grafia. [i]
Hoje a cidade de Nuzi, é conhecida como Yorgan Tepe, e situa-se na Mesopotâmia. É o antigo centro Hurrita, situado a treze quilômetros ao sudoeste de Kerruk na alta Mesopotâmia. [ii] É um montículo situado a duzentos e quarenta e um quilômetros aéreos ao norte de Bagoa.
Hoje conhecemos a língua, a religião, os rituais, graças aos textos encontrados em Nuzi, sobretudo os costumes sociais e Jurídicos. A eles deve-se o impetuoso retomar da vida urbana, a arquitetura mais evoluída, o amplo uso do metal, as novas formas de cerâmica, postas a descoberto pela arqueologia em todo o oriente médio.
A cidade, era povoada pelos Hurrianos, os desde longos tempos desaparecidos Horreus, e os Jebuseus do Antigo Testamento. [iii] Os Hurritas eram rudes montanheses que desciam dos montes Cáucaso, atraídos pelas férteis planícies Mesopotâmicas e, talvez, já impelidos por povos Arianos, provenientes do Oriente. É um dos grandes méritos da arqueologia moderna o Ter-nos feito conhecer esses invasores, que de 1700 a 1400 A. C, parecem ser a força principal da Ásia Ocidental e os principais intermediários entre a cultura Sumérico-Acádica da Mesopotâmia e do ocidente.
Os patriarcas provinham desta região do país, e tinham vivido em Harã que era predominantemente Hurrita e Horréia. Eles se mantiveram em contato com esse lugar durante muitas gerações subseqüentes, e devido a falta de leis e costumes próprios por que não havia-se escrito o Antigo testamento, identificam-se muitas vezes com as leis desta região.
A arqueologia do Antigo Oriente, aliás, encarregou-se de confirmar a historicidade substancial das tradições patriarcais. Embora não nos tenha fornecido nenhuma informação direta sobre as vicissitudes dos patriarcas, demonstrou-se, porém, que elas não só se enquadram perfeitamente na história oriental do segundo Milênio, como concordam com os hábitos Sociais e Jurídicos do tempo.
A atenção dos estudiosos dirigiu-se sobretudo a 4000 tapuias cunciformes, procedentes dos grandes arquivos familiares, escritas em língua acádica, com profundos influxos hurríticos. Com elas pode-se reconstruir o ambiente social e familiar daquela população que viveu em 1400 A. C, singularmente afim ao dos patriarcas Hebraicos; daqui sua extrema importância a ser analisada.
Muito mais notáveis e interessantes são os elementos sedentários que os patriarcas hebraicos mutuaram das populações paradas com que entraram em contato na alta Mesopotâmia são nos conhecidas não pela Bíblia, mas pela exploração arqueológica. Aquela em vez, nos dá conhecer o povo de Canaã: Habitantes de Siquém, incircusos e por isso não Cananeus (Gen 34:14), denominados Heveus (Gen 34:2) pelo texto Massorético e Hurritas pela versão grega dos Setenta; vem em seguida os habitantes de Hebron e dos arredores chamados Hititas. [iv]
Alguns costumes encontrados na antiga cidade de Nuzi, pode ser comparado com costumes bíblicos. Entre eles, cinco serão destacados
(1) O intercâmbio de propriedade, onde todas as transações tinham a ver com a transferência de propriedade, eram anotadas testemunhas, seladas, e proclamadas na porta da cidade (Gen 23:10-18.
(2) Os contratos matrimoniais, onde incluíam uma declaração de que se podia presentear a recém-casada com uma criada como foi o caso de Lia e Raquel (Gen 29:24,29). O contrato continha um dispositivo que obrigava a uma empregada sem filhos proporcionar a seu esposo uma criada que pudesse Ter filhos como Sara deu Agar a Abraão (Gen 16:3), e Raquel deu Bila a Jacó (Gen 30: 3-6).
(3) A adoção era praticada em Nuzi quando um casal sem filhos adotava um filho para que este cuidasse deles enquanto vivessem, os sepultassem quando morresse e fosse herdeiro de seu patrimônio. Especificavam, porém que se chegasse a Ter filho legítimo, o filho adotivo perderia seus direitos de herdeiro. Isto parece explicar a adoção de Eliezer como herdeiro por parte de Abraão, antes do nascimento de Isaque, e a mudança subsequente quando o senhor prometeu que lhe nasceria um filho legítimo e este seria seu herdeiro (Gen 15:2-4).
(4) O direito de primogenitura é apresentado em Nuzi como fora de regra também, assim como Jacó recebeu as bênçãos de seu irmão Esaú.
(5) Herança. Em Nuzi existia uma lei no sentido de que a propriedade e a liderança da família podia ser passada ao esposo de uma filha, sempre e quando o pai tivesse entregue seus ídolos familiares ao genro. Assim quando Labão alcançou Jacó e buscou euforicamente em seu acampamento os ídolos familiares, não pode encontrar por que Raquel havia tomado os ídolos do lar, e os tinha escondido e assentado sobre ele (Gen 31:30-35).
Escavações
As escavações americanas foram feitas de 1925 a 1931, dirigidas por E. Chiera, E. A. Speiser, R. H. Pfeiffer, R. S. Starr, revelaram doze estratos, que vão da idade calcolítica (4500 A. C) até bronze recente (1500 –1200 A. C). Um palácio só parcialmente escavado é constituído por um grande pátio central, em torno do qual encontra-se salas de visita, quartos privados, ofícios, armazéns; um templo inicialmente formado por uma cela mostra sete reconstruções.
Do palácio e das quintas privadas, ou casa de gente endinheirada, a equipe de arqueológicos recuperou 20.000 tapuias de argila, que haviam sido escritas por escribas hurrianos na língua cuneiforme babilônica, mas com o emprego ocasional de palavras nativas dos Horreus e dos Hurritas. As tabuinhas consistem de contas comerciais, contratos, informes e sentenças judiciais que revelam o estilo de vida das principais famílias durante quatro ou cinco gerações. É extraordinária a forma como os paralelos entre as narrações patriarcais de Gênesis e os costumes e as condições sociais destes povos sustentam precisão histórica da Bíblia.
Vestígios
Foram encontrados alguns vestígios em Nuzi, que comprovam por meio das descrições, conceitos usados pelos patriarcas.
Vamos analisar primeiro o caso da adoção. Em Nuzi deu-se a mesma possibilidade de que a mulher estéril tivesse filhos da própria escrava: naturalmente com a conseqüência de não estar mais autorizada a expulsa-los de casa. Uma tabuinha expressa-se da seguinte maneira: “Kelim-Ninu foi dada em esposa a Serima. Se Kelim-Ninu lhe der a luz filhos, Serima não tomará outra mulher da região de Lulu, para a esposa de Serima, e Kelim-Ninu não poderá exortar a que chegou” [v]
Dentro desses contratos matrimoniais, incluíam uma declaração que podia-se entregar uma criada para facilitar a vida da casada. É o caso de Lia e Raquel encontrada em Gênesis 29:24. O contrato dizia que obrigava uma esposa sem filhos proporcionar a seu marido uma criada que pudesse gerar um filho, como o exemplo de Sara proporcionado Agar para Abraão (Gen 30:3-6).
“As vezes nascia ao casal um filho legítimo depois que tiveram adotado um menino. Os costumes de Nuzi antecipavam esta eventualidade ao determinar que um filho adotivo seria subordinado ao filho legítimo em tais circunstâncias. [vi] Podemos ver um caso semelhante: Ismael nasce i quita a Eliezer de sua posição de principal herdeiro, e mais tarde o nascimento de Isaque à esposa de Abraão lhe dava a prioridade sobre Ismael, o filho da escrava.
Há um vestígio importantíssimo , explicando tal citação: “Se me nascer um filho, ele será o primogênito e receberá duas porções. Mas se a mulher de Akabshenni der a luz a dez filhos, então todos serão ) os herdeiros ) maiores, Shelluni torna-se herdeiros secundários ) Hss v7.” [vii]
Outro exemplo da importância das descobertas em Nuzi, é os relatos antes da morte. Podemos destacar a expressão ouvida dos lábios do velho Isaque: “Estou velho e não sei quando vou morrer (Gen 27:2)”, era em Nuzi uma forma técnica, que acompanhava uma solene declaração e possuía determinadas finalidades socil-jurídicas; ela exprimia a última vontade de um homem antes de sua morte. “As decisões do pai no leito da morte tinham em Nuzi importância especial Certo Tarmiya apresenta-se aos Juizes e diz: "Meu pai tomou meu caso, os filhos mais velhos casaram, tu, ao invés, não. Por isso dou-te por esposa Sululi-Ishtar” (AASOR, XVI, 56)” [viii]
Nuzi apresenta outros vestígios, porém os de mais relevância para esclarecimentos Bíblico foram já citados.
Esta pesquisa não é um apoio aos atos socil-jurídicos cometidos pelos patriarcas bíblicos, mas sim uma comprovação histórica pela arqueologia que eles existiram.

[i] Dizz, Ep. P. Alejandro Macho e Batina R. P. Sebastian. Enciclopédia de la Bíblia. Garniga Impressores S. A. Mallorga, 518 Barcelona. p 563
[ii] Thompson, D. D. Frank Charles. Bíblia de Referência Thompson. São Paulo: Editora Vida, p 1555
[iii] Idem, p 1555
[iv] Rola, Armando. A Bíblia e as Últimas Descobertas. São Paulo: Edições Paulinas, p 100
[v] idem, p 102
[vi] Pfeiffer, F. Charles,. Dicionário Bíblico Arqueológico. São Paulo: Editora Mundo Hispano, 1982, p 496
[vii] Rola, p 106
[viii] Idem, 106
De: Fábio dos Santos Pr. da Igreja Adventista de Vila Santo Antônio (ASR)Novo Hamburgo – RS Rua Pedro Álvares Cabral, 350/303 93310-330

A ARCA DE NOÉ



NotiJAD

Existem provas ho-
je de que a Arca
de Noé realmente
foi construida?
Vamos voltar na história e relembrar dos fatos ocorridos...
O filho de Lameque e o neto de Metusalém, Noé, aparece na décima geração depois de Adão. Noé tornou-se o centro de uma das mais conhecidas histórias da Bíblia. Ele e sua família viviam num mundo tão violento e pecador que Deus decidiu que não iria permitir que a raça humana existisse mais naquela época. Mas, no meio de tanta decadência, havia um homem-NOÉ-que tinha fé em Deus e vivia de acordo com as coisas de Deus. Tão justo era Noé que Deus lhe revelou seu plano e fez uma promessa de salvar a ele e a sua família. Deus deu um projeto de 120 anos a NOÉ e disse-lhe para construir uma arca porque iria fazer cair água do céu e inundar toda a terra. Noé fez tudo o que Deus lhe ordenou e com uma idade de 600 anos presenciou tudo acontecer de acordo com o que Deus havia lhe dito. E fez da arca sua casa durante os 40 dias de chuva sobre a terra “...e tudo o que havia fôlego de espírito de vida nos seus narizes, tudo o que havia no seco,
morreu.” Gênesis 7:22. E assim foi até o sétimo mês, e no dia dezessete a arca repousou sobre os Montes de “Ararate”. Gênesis 8:4. E foram as águas minguando até o décimo mês. Essa é a história que conhe-cemos. Mas onde estará a “arca”? Por que ninguém consegue encontrá-la ainda mais hoje em dia num mundo de tantas tecnologias e satélites que podem tirar uma foto em nítida imagem de uma pessoa aqui na terra?
Pois o fato é! Realmente estão descobrindo várias evidências desde 1883 que realmente existe uma grande embarcação no monte Ararate na Turquia. Fotos tiradas de satélites, depoimento de pessoas que dizem realmente terem chegado até a arca e evidências como uma pedra que se parece uma âncora.
Também amostras da suposta madeira da arca estão sendo analisadas e muitas inscrições em rochas encontradas na região aos redores do monte servem de fatos de que realmente existe uma arca em algum lugar por ali. Em 17 de junho de 1949
uma missão de rotina da Força Aérea Americana fotografou a mais de 4 mil metros de altura algo muito estranho. Os especialistas analisaram as fotos e emitiram um relatório chamado “anomalia do Ararate” e foi mantido em segredo por mais de 50 anos. Mas em 1993 Porcher Taylor um estudante especializado em satélites e diplomacia começou a fazer severas perguntas sobre esses arquivos. Ele acabou desco-brindo que junto com as fotos de 1949 também haviam outras fotos tiradas por um U-2 (avião-espião) e fotos de alta resolução tiradas pela CIA em 1973 usando o satélite militar KH-9 e até fotos mais sofisticadas tiradas pela CIA através do satélite KH-11 em 1976/1990/1992. Depois de muitos esforços o serviço de defesa liberou 6 fotos das tiradas em 1949 e não foram suficientes para provar se a anomalia era uma formação rochosa ou algo construído por mãos humanas. As fotos foram tiradas de muito longe e um pouco fora de foco (1949). Mesmo depois de outras tentativas usando um satélite comercial de alta precisão as fotos tiradas no verão de Out/99 (um dos mais quentes de todos os tempos na Turquia) ainda não davam para terem certeza sobre a anomalia encontrada no monte Ararat. A espessura de gelo é muito profunda e quase impossivel para se obter uma foto nítida daquele lugar.
Se a arca existe, por que então eles não conseguem encontrá-la? E por que não se organiza uma grande expedição para desvendar tudo? Primeiro: porque durante quase todo o ano o Ararat é coberto de neve. Segundo: os terroristas curdos atrapalham e atacam expedicionários que se aventuram a subir o monte; aquela é uma região muito conturbada. Nos anos 90, mais de 6 mil pessoas morreram no monte e só existe permissão para subir do lado sul, enquanto a suposta arca está no lado norte.
Um geólogo Adventista uma certa vez declarou: Talvez a maior descoberta arqueoló-gica de todos os tempos - a arca de Noé - esteja sendo preservada providencial-mente para, no momento certo, ser revelada ao mundo como um monumento, prestando silenciosamente sua homenagem ao Criador e Mantenedor da vida, o mesmo Deus que amoro-samente deseja implantar em nosso ser a Sua própria imagem, para que pos- samos habitar eternamente em Sua companhia, no Céu e na Nova Terra finalmente restaurados.

Joseano DeSouza (Nano)
Dallas,TX
nanonano4@hotmail.com

quinta-feira, 27 de março de 2008

Dia de Preparação

Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12.
Na Bíblia, o milênio (aquele período de mil anos que se interporá entre a segunda e a terceira vinda de Cristo), é também chamado de "o dia do Senhor", o "dia" no qual Deus intervirá diretamente nos negócios humanos (ver Sof. 2:1 e 2; I Tes. 5:2-4). Os remidos de Deus passarão aquele "dia" no Céu, em companheirismo com Ele, com os anjos e com os seres não-caídos de outros mundos. Satanás e seus anjos maus estarão presos na Terra, e o planeta descansará num sábado de mil anos."O grande conflito entre Cristo e Satanás, em andamento por quase seis mil anos, está para terminar em breve" (Signs of the Times, 8-5-1884). E quando terminar, começa o dia do Senhor. Assim, no momento, estamos em certo sentido vivendo no "dia da preparação", esperando o "sábado" milenar quando nos encontraremos com Deus face a face.Numa sexta-feira à tarde, não faz muito tempo, depois de terminar meus afazeres e me preparar para receber o sábado, sentei-me numa cadeira de jardim no alpendre de trás da casa para apreciar o crepúsculo. Ao olhar para o sol poente, veio-me repentinamente o pensamento de que não só era o entardecer de uma sexta-feira da semana literal, mas também o entardecer da sexta-feira na história do mundo. Ao se unirem os dois conceitos em minha mente, pensei: "Com certeza é alto tempo de nos prepararmos para o encontro com nosso Senhor em paz."Você teve oportunidade de ver, em nossas publicações mais antigas, a gravura que mostra um menino da área rural, carregando um balde de leite, esforçando-se para chegar a casa antes de o sol mergulhar no horizonte? Se bem me lembro, a legenda da ilustração era: "Correndo para preparar-se para o sábado."Os tempos mudaram. Grande parte da ordenha nos dias de hoje é feita por máquinas, de modo que não serão muitos os que experimentarão esse tipo de falta de preparo para receber as horas sabáticas. Pode haver, entretanto, outras causas para estarmos despreparados na hora do pôr-do-sol da sexta-feira.Em vista do fato de estarmos vivendo o ocaso da história do mundo, não deveríamos preparar-nos para o encontro com Deus em Seu dia especial, quando ele chegar na tardezinha de sexta-feira? (Ver Heb. 10:25.)

Extraído do site - http://www.jesusvoltara.com.br/volta1.htm

Como o Ladrão a Noite

Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite. I Tes. 5:1 e 2.
Já aconteceu de um ladrão ter entrado em sua casa enquanto você dormia, levando o que você tinha de valor? Se já aconteceu, você pode entender a sensação de ser tomado de surpresa.Quando eu era criança, meus pais moraram num lugar chamado Engenho de Dentro, um subúrbio do Rio de Janeiro. Meu irmão nasceu lá. Todas as noites, papai colocava um copo d'água sobre uma cadeira num canto do meu quarto, para que eu pudesse beber se ficasse com sede durante a noite. Certa noite, papai e mamãe acordaram ao ouvir o ruído de uma colher naquele copo. Papai estava a ponto de levantar-se e investigar, quando mamãe disse que talvez fosse "apenas um rato", e assim ambos foram dormir outra vez.Na manhã seguinte, quando papai foi vestir as calças, descobriu que seu relógio de ouro e a carteira com o salário de um mês em notas de dinheiro haviam sido furtados! Uma investigação posterior revelou que várias outras coisas também haviam sido levadas - algumas delas insubstituíveis. Você pode imaginar a contrariedade deles.Essas experiências desagradáveis podem ajudar-nos a compreender melhor o amargo desapontamento dos pecadores impenitentes quando o Dia do Senhor os apanhar despreparados. Essas experiências também nos podem motivar a preparar-nos para aquele dia.Geralmente pensamos que as palavras de Paulo se aplicam ao espanto daqueles que serão apanhados de surpresa pela Segunda Vinda. No entanto, elas parecem descrever mais apropriadamente aqueles que aguardam a Segunda Vinda, mas estarão despreparados quando se encerrar a porta da graça.Atente para estas palavras: "Silenciosamente, despercebida como o ladrão à meia-noite, virá a hora decisiva que determina o destino de cada homem, sendo retraída para sempre a oferta de misericórdia ao homem culpado." - O Grande Conflito, pág. 494.
Nenhum cristão precisa ser apanhado desprevenido por esse evento. Como diz o texto para nossa meditação: "Vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa." I Tes. 5:4. Nós somos os "filhos da luz", e continuaremos a ser filhos da luz enquanto permanecermos perto da Luz do mundo.

Extraído do site - http://www.jesusvoltara.com.br/volta1.htm

Onde Vai o Senhor Encontrá-lo?


Então os homens se meterão nas cavernas das rochas, e nos buracos da terra, ante o terror do Senhor... quando Ele Se levantar para espantar a Terra. Isa. 2:19.
Passei meu ano de calouro do segundo grau em um pequeno internato cristão nas colinas ocidentais do Estado da Carolina do Norte. Um colega me contou certo dia que na montanha atrás da escola havia uma caverna, onde um desertor do exército confederado se escondera durante a Guerra Civil. Meu amigo deu-me as indicações para encontrar o local; um dia subi sozinho e realmente encontrei a caverna.Imaginei que fosse uma caverna ampla, clara, confortável, com abundante suprimento de água. Não era. Tinha pouca altura; mal dava para se ficar em pé lá dentro, e era desoladoramente escura. Mas havia evidências de habitação humana. Como, perguntei-me perplexo, conseguiu aquele troglodita sobreviver em condições tão primitivas? Mais tarde fiquei sabendo que havia uma fonte natural não muito distante da caverna; à noite, o homem percorria sorrateiramente as fazendas das redondezas para procurar alimento e outras coisas necessárias.Além desse soldado sem nome, houve outros que desertaram durante a Guerra Civil. Dois homens se esconderam num vale da mesma região - e não ficaram sabendo que a guerra tinha acabado senão uns dois anos depois de haverem cessado as hostilidades.A Bíblia diz que, quando Cristo vier a segunda vez, haverá duas classes de pessoas: aquelas que se esconderão nas covas e cavernas da terra por estarem despreparadas para encontrá-Lo, e aquelas que olharão para cima e dirão com alegria: "Eis que Este é o nosso Deus, em quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos: na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos." Isa. 25:9.A maneira como vivemos hoje determinará em que grupo nos encontraremos amanhã. Poderemos estar entre os que se esconderão "nas cavernas e nos penhascos" e clamarão "aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face dAquele que Se assenta no trono, e da ira do Cordeiro". Apoc. 6:15 e 16, ou poderemos estar entre os que encontrarão o Senhor em paz. A escolha é nossa.

segunda-feira, 17 de março de 2008

O Guardião


Certo dia, num mosteiro zen-budista, com a morte do guardião, foipreciso encontrar um substituto. O grande Mestre convocou, então,todos os discípulos para descobrir quem seria o novo sentinela.O Mestre, com muita tranquilidade, falou: - Assumirá o posto o monge que conseguir resolver primeiro o problema que eu vou apresentar. Então ele colocou uma mesinha magnífica no centro da enorme sala em que estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza a enfeitá-lo. E disse apenas: - Aqui está o problema! Todos ficaram olhando a cena: o vasobelíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro! O que representaria? O que fazer? Qual o enigma? Nesse instante, um dos discípulos sacou a espada, olhou o Mestre, os companheiros, dirigiu-se ao centro dasala> e ...ZAPT!... destruiu tudo, com um só golpe. Tão logo o discípulo retornou a seu lugar, o Mestre disse: - Você é o novo Guardião. Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado.

Um não pode ser sim

Desde pequena Svetlana tinha uma paixão: dançar e sonhar em ser uma grande bailarina do mundialmente famoso Ballet Bolshoi. Sua família e amigos criaram um apelido especial para ela : Lankina que no antigo dialeto queria dizer "a que flutua". Era uma forma carinhosa de brincar com Svetlana pois a palavra também podia significar "a que sonha acordada". Um dia, Svetlana teve sua grande chance. Conseguira uma audiência com Sergei Davidovitch, Mestre do Bolshoi, que estava selecionando aspirantes para a Companhia. Dançou como se fosse seu ultimo dia na Terra. Colocou tudo que sentia e que aprendera em cada movimento. Ao final, aproximou-se do mestre e lhe perguntou: "Então, o senhor acha que eu posso me tornar uma grande bailarina?"

Na longa viagem de volta à sua aldeia, Svetlana, em meio às lagrimas, imaginou que nunca mais aquele "não" sairia de sua mente. Dez anos mais tarde Svetlana, já uma estimada professora de ballet, criou coragem de ir à performance anual do Bolshoi em sua região. Sentou-se bem à frente e notou que o Sr. Davidovitch ainda era o mestre. Após o concerto, aproximou-se do cavalheiro e lhe contou o quanto doera, anos atrás, ouvir-lhe dizer que não seria capaz de participar do Bolshoi. "Mas minha filha, eu digo isso a todas as aspirantes" respondeu o Sr. Davidovitch. "Como o senhor poderia cometer uma injustiça dessas? Eu dediquei toda minha vida! Todos diziam que eu tinha o dom. Eu poderia ter sido um sucesso se não fosse o descaso com que o senhor me avaliou!"
Havia solidariedade e compreensão na voz do Mestre, mas não hesitou ao responder: "Perdoe-me, minha filha, mas você nunca poderia ter sido grande o suficiente, se você foi capaz de abandonar seu sonho pela opinião de outra pessoa." Lembre-se, sonhar é transformar em realidade algo que você quer muito. Se você atinge o alvo e acha tudo muito natural, você acaba de atingir o objetivo, mas se você atinge o alvo e fica feliz, você acaba de transformar o seu sonho em realidade. E esse sonho e essa realidade serão seus, a não ser que você ouça os outros, àqueles que testam sua vontade e àqueles que não acreditam em você. No meu livro “No Topo do Mundo – Motivados para Vencer” eu falo que a pessoa que tem grandes sonhos é mais forte do que àquela que tem todos os fatos. E você? Como estão os seus sonhos? Uma pessoa ou uma empresa que sonham, provam para si mesmos que estão bem vivos e dispostos a fazer algo mais por esta vida. Pense nisso!

GILCLÉR REGINA

A CARPINTARIA


Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para tirar suas diferenças.
O martelo exerceu a presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Porque? Fazia demasiado ruído! E, também, passava o tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso;disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa.
Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas na sua vez pediu a expulsão da lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais.
A lixa esteve de acordo, com a condição que também fosse expulso o metro,que sempre ficava medindo aos demais segundo sua medida, como se fora o único perfeito.
Nisso entrou o carpinteiro, colocou o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo,a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a grossa madeira inicial se converteu em um lindo móvel.
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação.
Foi então que tomou a palavra o serrote, e disse:
- "Senhores, se há demonstrado que todos temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, superemos nossos pontos negativos e concentremo-nos na utilidade de nossos pontos positivos.
A assembléia concluiu então que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para afinar e limar asperezas e observaram que o metro era preciso e exato.Sentiram-se então uma equipe de produzir móveis de qualidade. Sentiram-se felizes com suas fortalezas e por trabalharem juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Observe e comprovará. Quando as pessoas buscam pequenos defeitos nos demais, a situação se transforma tensa e negativa.E com a mudança, ao tratar com sinceridade e perceber os pontos fortes dos demais, é quando florescem os melhores lucros dos seres humanos. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo, entretanto, encontrar qualidades é tarefa para aqueles espíritos superiores, que são capazes de inspirar todos os êxitos humanos.

A arvore que pensava...

Houve uma arvore que pensava. E pensava muito. Um dia transpuseram-na para a praca no centro da cidade. Fez-lhe bem a deferência. Ela entusiasmou-se, cresceu, agigantou-se.
Aí vieram os homens e podaram seus galhos . A árvore estranhou o fato e corrigiu seu crescimento, pensando estar na direção de seus galhos a causa da insatisfação dos homens. Mas quando ela novamente se agigantou, os homens voltaram e novamente amputaram seus galhos.
A arvore queria satisfazer aos homens por julgá-los seus benfeitores, e parou de crescer. E como ela não crescesse mais, os homens a arrancaram da praça e colocaram outra em seu lugar.
Bem melhor é agradar a Deus do que aos homens, pois com a mesma facilidade que eles honram, eles destituem.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Disney - Entretenimento ou Maldição?


Por César Augusto Ribeiro


"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8


Desenhos animados podem conter mensagens subliminares (mensagens subliminares são sugestões geralmente imperceptíveis ao consciente, que são embutidas em vidros ou músicas, e que pela repetição, acabam sendo aceitas de maneira inconsciente). Depois que a notícia sobre a existência de imagens subliminares nos desenhos da Disney foram divulgadas pelo pregador brasileiro Josué Yrion, radicado nos EUA, inúmeros pesquisadores saíram à caça de mais evidências. Infelizmente para a Disney, a lista foi ampliada. São fatos e provas contundentes demais para ignorá-los. Até mesmo pessoas não religiosas e, portanto, sem o mesmo interesse no assunto que o pregador, ficaram horizadas com aquilo que estava sendo mostrado a seus filhos em nome da alegria e do encantamento. Dentro dos limites do bom senso, achei oportuno passar adiante estas informações. Veja o que se descobriu: No filme "Mogly", a serpente diz ao menino que olhe em seus olhos, porque levaria para o abismo, de onde jamais poderia sair; no filme "Robin Hood", o herói usa uma bola de cristal para chamar o príncipe das trevas e faz conjuros com os dedos das mãos, sinais reconhecidos como os mesmos utilizados pelos satanistas para invocar demônios; no filme "Hércules", o diabo sai do meio do abismo e diz que seu nome é Hades, o senhor da morte; a capa do vídeo "A pequena Sereia" é apontada como pornografia infantil: colunas submersas têm forma de um membro sexual masculino. No filme, na cena do casamento, existem sinais de excitação sexual; no filme "Cinderela", o gato se chama Lúcifer; o significado indígena da palavra "Pokahontas" é "espírito invocado do abismo". A garota do filme vai a uma árvore e consulta o espírito de alguém que teria morrido há 400 anos. Em junho de 1996, 97 e 98, a Walt Disney World foi a anfitriã do 6º, 7º e 8º Fia Anual de Gays e Lésbicas. Num desenho animado, os organizadores retrataram o Mickey e o pato Donald como amantes homossexuais, e Minnie e Margarida como lésbicas. A companhia não fez nenhma objeção publicamente. Os atores Ernie Sabella e Nathan Lane, disseram que as personagens que interpretam (Timão e Pumba) no filme "O Rei Leão" foram as primeiras personagens homossexuais da Disney a aparecerem na tela. A Disney contratou Devin Smith para produzir os filmes "Dogma", que ataca o cristianismo, dizendo que a crença cristã é pouco mais que mitologia, e "A procura de Amy", sobre um homem que diz ser amado por uma garota, até descobrir que ela é lésbica. Eu mesmo vi uma chamada para este filme na TV a cabo HBO no início de julho de 2000. Há um beijo na boca entre garota e sua namorada (já na própria chamada !) que é de tirar o fôlego. De nós, não delas... A Disney admitiu em Janeiro/2000 que até então inofensivo desenho animado "Bernardo e Bianca", produzido em 1997, contém imagens subliminares ao longo da fita. A cena acontece aos 28 minutos do filme: os dois ratinhos - engajados em ajudar uma menina a se livrar de sequestradores - então viajando sobre um velho albatroz. A aterrissagem, o pássaro perde altura e passa em frente a vários prédios. Numa janela aprece a imagem pornográfrica de uma mulher expondo o corpo. A Disney só admitiu o que chama de "imagens de fundo objetáveis" depois que elas apareceram na Internet. A empresa informou que recolheu cerca de 3,4 milhões de fitas nos EUA. A cena de nudez no desenho animado amplia suspeitas entre milhares de cristãos do mundo inteiro a respeito da idoneidade moral da companhia. Nos EUA, por exemplo, a numerosa Convenção Batista do Sul que agrega cerca de 15 milhões de cristãos, aprovou há dois anos um boicote a todos os filmes, produtos e centros de diversão da empresa. Não tenho nada contra a Disney - quer dizer, não tinha - e sim contra o que ela produz. Apenas faço isso por amor às crianças. Tenho 2 filhos (um com 5 e outro com 3 anos) e muitos sobrinhos. Com eles converso sobre os Tele Tubbies, Tom & Jerry e, agora, sobre os desenhos japoneses e figurinhas de bolso "Pokémon", uma novidade para os pequenos, mas uma tremenda dor de cabeça para os pais cristãos: seguidamente meus filhos chegam da escola com "alguns demônios na mochila" ('poke'=bolso; 'mon',abreviação de 'demon'. 'Pokemon'= demônios de bolso), todos instigados ao mal e à violência. O jornal "A folha de São Paulo"de 14/2/1999 traz a notícia de 685 crianças japonesas internadas após verem uma cena do monstrinho Pikachu na TV. Naquela noite, centenas de adultos, ao verem a mesma cena no telejornal, também foram internadas com graves distúrbios. Demônios? Obsessão? Paranóia? O que sei é que para um pai consciente isso basta. Claro, você dirá, isso é normal no mundo de hoje. Para mim não é. Conheço crianças com sérias perturbações (os pais acham que são normais) porque passam as manhãs vendo esses desenhos, as quais vão se acostumando a imagens e a realidade de sexo, lesbianismo, violência e satanismo sem ainda poderem discernir entre realidade e fantasia. Só que não é fantasia, é realidade! E então acontece uma verdadeira lavagem cerebral. Matam já desde pequenos (basta ver quantos assassinatos há nos EUA praticados por crianças) sem saber o real porquê. E eu não desejo que minhas crianças experimentem essas "coisas normais". É meu dever protegê-las agora, não depois. Ah, se isso lhe causa problemas na escola? Sim causa. Meus filhos são ridicularizados pelos colegas - filhos de pais que não vêem as coisas como eu e minha esposa. Mas chegando em casa, damos um jeito: explicamos, enxugamos suas lágrimas e logo tudo fica no lugar. A direção da escola pode estranhar um pouco nossa atitude, e também as suas professoras - mas nossos filhos nos entendem. E isso é o que importa. Os dois são crianças de paz, doces, meigas e com razoável discernimento entre o que é certo e o que é errado. Quando a este, especialmente, sabem reconhecê-lo facilmente. Um exemplo? Não acham certo o boneco Tinky Winky dos Tele Tubbies, que é masculino, usar bolsa. Ah, disse a criadora australiana questionada pela "Time", criança usa bolsa, saia, qualquer coisa, porque é inocente. Meus filhos discordam... Se "o" Tinky é homem, não deve usar bolsa. Nem saia. E por que será que ele usa aquele triângulo, símbolo dos gays na cabeça? Raios, dirá você, esse Cézar é fanático. Não sou. Apenas olho também os detalhes, e não apenas o genérico. Isso é educar. Se cuido dos detalhes em minha agência de propaganda, porque não o faria com meus próprios filhos? Mas não sou só eu, felizmente a revista "Time" considerou "O rei Leão" como o mais sujo e perverso filme já produzido pela Disney. Há um leão efeminado, ensinos de bruxaria, consulta aos mortos e, quando Simba bate as pernas em uma pedra e o pó se levanta, aparece a palavra sexo, em inglês, numa fração de segundo. Pode? Claro que sim. De fato, a Disney caminha à margem da humanidade. Veja: porque será que o Tio Patinhas não tem esposa? Nem o Pato Donald? Nem o Mickey? Eles tem sobrinhos, mas onde estão os pais dessas crianças ? A Lalá, a Lelé e a Lili são filhas de quem? E porque será que o Pateta nunca se casa com a Clarabela? E nem o Mickey com a Minnie? E a bondosa vovó Donalda, ela casou com quem para ser avó? Porque ninguém tem esposa ou marido? Interessante, não? Nenhum valor dos personagens segue os valores da humanidade. O Patinhas é avarento, o Donald nervoso, o Pateta é atrapalhado, o Gastão sortudo, a Maga feiticeira, o Gansolino preguiçoso, e assim por diante. Valores? Que valores? Pra piorar, a Disney retratou os brasileiros através de um personagem vadio, gozador, desempregado por opção e trambiqueiro: o Zé Carioca. Para a Disney, ele é protótipo do nosso povo. Argh!, isso eu não aguento - ser comparado ao Zé Carioca? Bem é isso. Acho que basta para levar alguns a refletir sobre o que passa diante de nossos olhos. O que estranho em toda essa história é: porque uma empresa como a Disney chegou a este ponto? Pôr uma imagem pornográfica num desenho de Bernardo e Bianca? Para quê? Nessa hora, não tem jeito, tenho de apelar para Jesus: "A boca fala daquilo que o coração está cheio", dizia Ele. "Sepulcros caiados", gritava contra os fariseus, "vocês são bonitos por fora, mas podres por dentro".


Cezar Augusto Ribeiro, 44 anos, evangélico, é Especialista em Comunicação pelo Centro Nacional de Pesquisas Científicas de Lyon (França), com cursos de extensão de TV na EuroVisão (Genebra, Suiça), de Rádio (Lausanne, Suiça) e Audiovisual (Roma). Publicitário, sócio da agência Marchand Propaganda em Ponta Grossa - PR.

irineokoch@yahoo.com.br

A FORMIGA E A POMBA

Uma pequena formiga parou de trabalhar, a fim de observar uma pombinhabranca que de asas abertas voava pela amplidão. O entusiasmo foi tão grandeque a formiguinha nem reparava onde punha as pernas. Sem saber como, caiunas águas de um regato que ali corria. Teria sido levada pelas águas se apomba não a visse quando de um vôo rasteiro. Interrompeu suas acrobacias edesceu até quase tocar as águas; depois, com um fino galho preso ao bico,conseguiu salvar a formiguinha, que saiu gotejante do regato e se estendeuna relva fina para se aquecer ao sol.Como farei para demonstrar gratidão e reconhecimento a essa tão doce ave queme socorreu com tanta presteza? - pensava a formiguinha.
Enquanto isso, ia acompanhando com o olhar a generosa pombinha, que retornara ao vôo.

Acontece que a oportunidade não tardou muito a aparecer.Na tarde do dia seguinte, a pombinha, exausta dos seus novos exercícios esentindo um forte calor, pousou num ramo de árvore junto ao regato e ali adormeceu. Um garoto desocupado, que vivia à caça de passarinhos com seu estilingue, viu a pomba que dormia despreocupadamente.
Era uma presa fácil.Assim, sem perda de tempo, o moleque procurou algumas pedras e, colocando-as de jeito, usou uma entesando o arco, fez pontaria, já preparado para atacar.
A formiguinha, que voltava para casa trazendo uma enorme carga às costas,viu angustiada aquele gesto impiedoso. Largou o fardo e pensou: "O que fazer nesse momento para alertar a pombinha?" Em fração de segundo, ela decidiu a coisa com acerto. Aproximou-se do garoto e lhe deu uma forte ferroada no calcanhar.- Ai... ai... ai! Mas que dor... - gritou o moleque, erguendo o pé e esfregando o local onde a formiga o picara. A decisão funcionou direitinho, porque a pombinha acordou espantada com ogrito do garoto e, quando viu bem de perto o perigo tão sério que ameaçava sua própria vida, abriu rapidamente as asas e alçou um vôo ligeiro,desaparecendo no azul do firmamento.O garoto, desapontado, seguiu seu caminho, levando uma marca avermelhada no calcanhar...

Enquanto isso, a formiguinha feliz agradecia na sua linguagem a oportunidade que teve de, embora pequenina e frágil, poder recompensar um favor recebido, numa hora oportuna.
(Desconheço o autor)

Nota - A mensagem expressa o senso de gratidão que devemos ter para com os amigos e também para com Deus.

Palavras de Michel Quoist:

"É maravilhoso, Senhor, Ter braços perfeitos, Quando há tantos mutilados... Meus olhos perfeitos, Quando há tantos sem luz... Minha voz que canta, Quando tantas emudeceram... Minhas mãos que trabalham , Quando tantas mendigam... É maravilhoso voltar pra casa , Quando tantos não têm pra onde ir... É maravilhoso: Amar, viver , sorrir, sonhar, Quando há tantos que choram, Odeiam, resolvem-se em pesadelos, Morrem antes de nascer... É maravilhoso ter um DEUS para crer, Quando há tantos que não têm, O consolo de uma criança...
É maravilhoso Senhor, sobretudo, Ter tão pouco a pedir, E tanto a agradecer..."

Que tenhamos sempre um coração agradecido a Deus!

A ÁGUIA


A águia é uma ave muito especial!
É a ave que possui a maior longevidade da espécie, e também, a que voa mais alto.
Chega a viver cerca de 70 anos.
Mas, para chegar a essa idade, é necessário que ela passe por uma grande transformação.
Aos 40 anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos 40 anos está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas, das quais se alimenta.
O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil !
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer...ou ..... enfrentar um doloroso processo de renovação, que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha, fazer um novo ninho, próximo a um paredão, onde ela não necessite voar.
Assim, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arranca-lo, sem contar a dor que irá ter que suportar.
Após arranca-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar as suas velhas unhas.
Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas, uma a uma.
E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação. Então poderá viver por mais trinta anos.

Que bela lição de vida! Devemos nós seguir este exemplo. Existem momentos onde tudo parece ter chegado ao fim... mas na verdade, se como a águia, enfrentarmos com coragem, ousadia e determinação, seremos vitoriosos.

irineokoch@yahoo.com.br

Nota - "mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam." Isaías 40:31

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO


O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito aquilo comigo. Desejo tudo de ruim para ele. Seu pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente o filhoque continua a reclamar:- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado. Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou. O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:- Filho como está se sentindo agora?- Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa. O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa. O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Zeca só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos. O pai, então, lhe diz ternamente:- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras. Cuidado comsuas palavras; elas se transformam em ações. Cuidado com suas ações; elas se transformam em hábitos. Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter.Cuidado com seu caráter; ele controla o seu destino.


irineokoch@yahoo.com.br
Nota - O Perdão é sempre uma boa atitude, mesmo que nós não tenhamos inclinação para perdoar devemos faze-lo "porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." Mateus 6:14 e 15. "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles..." Mateus 7:12

quinta-feira, 13 de março de 2008

O DIA DO SENHOR


Ao criar o mundo, Deus instituiu um dia para que fosse lembrado pelo homem, este dia, foi esquecido pelo povo de Israel quando esteve cativo por 400 anos no Egito. Para lembrá-los, Deus passou novamente a eles através de Moisés, quando os entregou as Tábuas dos 10 Mandamentos, esse dia continua sendo esquecido por muitos ainda hoje e chegam a dizer que não precisamos mais guardá-lo. Nesse estudos vamos analisar qual dia é este.

1) O que fez Deus ao criar o mundo ?


Assim terminou a criação do céu e da terra e de tudo que há neles. No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou . Gênesis 2:1-3


2) Antes de Israel chegar ao Sinai como foi provado ?


O Deus Eterno disse a Moisés:--Agora vou fazer chover do céu pão para vocês. E o povo deverá sair e cada um deverá juntar uma porção que dê para um dia. Assim eu os porei a prova para saber se eles vão obedecer as minhas ordens. No sexto dia deverão juntar e preparar o dobro do que costumam juntar nos outros dias. Êxodo 16:4, 5
No sexto dia pegaram o dobro, isto é, quatro litros para cada pessoa. As autoridades do povo foram e contaram a Moisés o que estava acontecendo. Moisés lhes disse: --Amanhã é dia de descanso, o sábado santo, separado para o Deus Eterno. Por isso o Eterno deu a seguinte ordem: " Os que quiserem assar esse alimento no forno, que assem; os que quiserem cozinhar que cozinhem. E guardem para o dia seguinte o que sobrar. " Conforme a ordem de Moisés, todos guardaram para o dia seguinte o que havia sobrado... Moisés disse :-- Comam isto hoje, pois é sábado, o dia de descanso separado para o Deus Eterno. Nesse dia vocês não acharão no campo nada de comer. Recolham esse alimento durante seis dias; porem no sétimo dia que é o dia de descanso não haverá alimento no chão. No sétimo dia algumas pessoas saíram para pegar o alimento porem não acharam nada. Então o Deus Eterno disse a Moisés:-- Até quando vocês vão desobedecer as minhas ordens e as minhas leis ? Lembrem-se que eu, o Deus Eterno, dei a vocês um dia de descanso e foi por isso que no sexto dia lhes dei alimento para dois dias. No sétimo dia fiquem todos onde estiverem; ninguém deverá sair de casa. Assim o povo não trabalhou no sétimo dia. Êxodo 16:22-30


3) Que diz o quarto mandamento ?


Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia é o dia de descanso, dedicado a min, o seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você nem seus filhos, nem os seus escravos, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem nas terras de vocês. Em seis dias eu, o Deus Eterno, fiz o céu, a terra, os mares e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.Êxodo 20:8-11


4) Era o sábado só para os judeus?


E aos estrangeiros que adoram ao Deus Eterno, que o amam e o servem fielmente, o Deus Eterno diz: "Se vocês obedecerem as leis a respeito do sábado e forem fiéis ao meu acordo, eu os levarei ao meu santo monte, e vocês ficarão felizes na minha casa de oração.... Pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.Isaias 56:6


5) Qual o costume de Jesus?


Jesus foi a cidade de Nazaré, onde havia crescido. No sábado, conforme seu costume, foi à casa de oração. Ali ele se levantou para ler as Escrituras sagradasLucas 4:16


6) Que dia observava a mãe de Jesus e as mulheres que O seguiam?


Isso foi na sexta feira, e já estava para começar o sábado. As mulheres que haviam seguido Jesus desde a Galiléia, foram com José e viram o túmulo e como Jesus tinha sido colocado ali. Depois voltaram para casa e prepararam perfumes e óleos para o corpo dele. E no sábado elas descansaram, conforme a Lei manda. Lucas 23:54 a 56


7) Que dia observavam os apóstolos ?


De fato os moradores de Jerusalém e os seus lideres não entenderam que Jesus é o Salvador. E também não compreenderam as palavras dos profetas, que são lidas todos os Sábados. Mesmo assim eles cumpriram essas profecias quando condenaram a Jesus.Atos 13:27
Quando Paulo e Barnabé estavam saído da reunião, aquela gente os convidou para voltarem no sábado seguinte e falar sobre o mesmo assunto.Atos 13:42
No Sábado seguinte quase toda a população da cidade foi ouvir a mensagem do SenhorAtos 13:44
Porque a Lei de Moisés tem sido lida por muito tempo nas casas de oração dos Judeus, todos os sábados, e as suas palavras são anunciadas em cada cidade.Atos 15:21
Dali fomos a Filipos, que é uma cidade da primeira região da Macedônia e também colônia romana, onde ficamos vários dias. No sábado, saímos e fomos para a beira do rio. Pensávamos que ali deveria haver um lugar de oração para os Judeus. Sentamos e começamos a conversar com as mulheres que estavam reunidas lá.Atos 16:12 e 13
E todos os sábados discutiam na casa de oração e procurava convencer os judeus e os gregos.Atos 18:4
E Paulo ficou ali um ano e meio, anunciando e explicando a mensagem do evangelho àquela gente.Atos 18:11


8) Que dia será observado na Nova Terra?


O Deus Eterno diz: "Assim como o novo céu e a nova terra que eu vou criar durarão para sempre pelo meu poder, assim também durarão os nomes de vocês, e vocês sempre terão descendentes.Em todas as Festas da Lua Nova e em todos os Sábados pessoas de todas as nações virão me adorar no templo.Isaias 66:22,23

irineokoch@yahoo.com.br

Somos anjos de uma asa só, precisamos nos abraçar para alçar vôo


Os egoístas são os que mais sonham.
Os que vivem o presente são os que mais dividem.
Os meticulosos, são os que mais planejam;
Os que trabalham, são os que mais realizam.
Quem vence na vida por favores escusos tem medo de cair.
Quem perde com o trabalho , está sempre pronto a enfrentar desafios.
Quem trabalha para dividir o pão, se torna igual.
Os que constróem estão sempre por baixo.
Quem trabalha para enriquecer mais o rico, torna-se torna mais pobre;
Quem enriquece com o trabalho do pobre, é um miserável.
Quem enriquece trabalhando para o rico, é um privilegiado ou desonesto.
Quem enriquece com o trabalho do rico está para nascer.

“O Brasil é o segundo país em mídia no mundo.” Antonio Rosa Neto

“O sucesso não vêm por acaso.”


irineokoch@yahoo.com.br

O EQUILÍBRIO DO LAR


Talvez você se pergunte, fala a Bíblia sobre dinheiro? Veja que interessante o que diz Lee J. Taylor, num livro que fala o seguinte: “de 106 versículos do sermão da montanha, 28 falam sobre dinheiro, das 39 parábolas que Jesus pronunciou, 26 falam em dinheiro. No evangelho de Mateus, Marcos e Lucas, 1 em cada 6 versos falam sobre dinheiro. E veja o que é mais interessante, a Bíblia tem cerca de 500 versos sobre a oração, a Bíblia tem cerca de 500 versos que falam sobre a Fé e a Bíblia tem 2000 versos que falam sobre dinheiro. Portanto, dinheiro é algo oportuno, importante que pode trazer ou não a felicidade.
De quem é a responsabilidade de cuidar das finanças? E a questão da esposa trabalhar fora? Como fazer um planejamento financeiro? Como cuidar do tempo? As tarefas domésticas? Deve a esposa trabalhar fora para ajudar o marido? O que o pai pode fazer em casa? Estas são algumas perguntas que serão respondidas a seguir.
De quem é a responsabilidade de manter as finanças da família? Cai somente sobre o marido, sobre o casal, os filhos devem participar! Como será?
O correto entendimento em relação as finanças no lar, é muito importante para se conservar a unidade e a felicidade do matrimônio. Primeiro porque o principal fator de conflito, de separação, de divórcio nas famílias está sendo exatamente a questão financeira.
A responsabilidade é da pessoa que trabalha, se é só o marido, seria somente o marido, mas nós temos que entender que embora o marido traga o sustento para casa, a administração financeira também corre por conta daqueles que vão administrar este dinheiro, gerenciar e gasta-lo de maneira sábia. Um lar é administrativo financeiramente por aquele que traz e por aqueles que ajudam a gerenciar os gastos é um consórcio, é uma soma de esforços.
No caso da esposa também trabalhar fora, as despesas também devem ser divididas?
Quando Deus disse deixará o varão a sua casa e unir-se à sua mulher e serão ambos uma só carne, deveríamos entender que esta união não é apenas a união de 2 corpos, essa união passa a ser a união de 2 famílias, a união de 2 sentimentos, a união de responsabilidades e a união de privilégios. As uniões estáveis visão pela comunhão física, comunhão de sentimentos, comunhão psicológica, comunhão de ideais, tudo em comum.
As decisões devem ser tomadas sempre em comum acordo com as 2 pessoas que decidiram viver juntas para todo o sempre.
Qual a importância do orçamento familiar?
O orçamento familiar é fundamental. Não há dúvidas que administrar um lar financeiramente falando é uma arte, só administrando as finanças de um lar, não é a garantia de um lar feliz, mas com certeza não administrar corretamente as finanças é certamente um lar em dificuldades.
Anote tudo o que você gasta. Absolutamente tudo. Até os mínimos centavos, saiba aonde você gasta o seu dinheiro. Faça um quadro, uma tabela ou uma planilha com tudo o que você ganha e com tudo o que você gasta.
A partir daí, você prioriza as diversas categorias de gastos que você tem, classifique o que é principalmente essencial, em segundo o que é necessário e em terceiro o que é simplesmente essencial, em segundo o que é necessário e em terceiro que é simplesmente um desejo.
Faça uma lista de tudo o que você deseja comprar e espere 30 dias para comprar. O ser humano muito movido pelo impulso pela propaganda, pela mídia, pela influência do meio.
7 entre 10 compras são feitas por impulso. Não compre pelo impulso, saiba o que você está comprando. Compre no tempo certo, o planejamento é essencial.
Qual é a melhor maneira de administrar o tempo no lar?
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito abaixo do céu. Eclesiastes 3:1”.
Cada coisa demanda tempo, as crianças, o marido, o trabalho de casa, as compras, nossa religião, nossa comunhão com Deus, tudo demanda tempo, mas em cada atividade a ser realizada, nós podemos classifica-las em 3 categorias, aquela que é desnecessário, aquela que é importante e aquela que é urgente. Como tarefa principal, devemos eliminar as aquelas que é importante e aquela que é urgente. Como tarefa principal, devemos eliminar as tarefas desnecessárias. Devemos passar a atender aquelas que são urgentes, em termos de tempo no lar e nunca passar por alto as importantes. Tempo também é planejamento assim como finanças também é. Tempo existe pra gente aproveitar, discutir e trabalhar com a família. Qualidade de tempo é importante no lar, mas a quantidade também é importante.
Os especialistas afirmam que os elementos mais importantes para uma criança em termos de tempo em casa com os pais são 4:
Primeiro, rotinas regulares. Você tem que ter uma rotina de tempos em que vocês passem pelo menos uma refeição juntos. É muito importante a questão da rotina.
Segundo, rituais domésticos. Pelo menos domingos, feriados, alguma coisa assim passarmos, planejarmos o tempo com a família.
Terceiro, a coerência. Você diz que vai fazer uma coisa e você não faz. Em casa o exemplo é importante, não eu vou fazer, eu vou cumprir o horário.
Quarto, sensação de que os pais conhecem os filhos. É importante pois hoje os pais muitas fezes não tem tempo, os filhos crescem sem muita identidade, mas é essa parte deles se sentirem conhecidos, e suas necessidades básicas forem supridas, é importante para o desenvolvimento emocional da criança da parte cognitiva social, espiritual, e etc.
O americano diz que “times is money”, tempo é dinheiro, mas para a família tempo representa gente, pessoa. O tempo representa carinho, representa afeto, representa amor, representa a pessoa doando-se um ao outro, que é uma das maiores carências da sociedade atual. Devemos usar o tempo de maneira mas sábia possível.
Tarefas domésticas, como administra-las?
Muito tem a estabilidade para administrar as tarefas domésticas muito bem, outros não tem está habilidade e precisam de ajuda. Nossa casa pode ser vista como uma empresa de produção, existe um ciclo de produção, onde tudo sai de algum lugar e tem que voltar. É a questão da roupa, da comida, do cuidado dos filhos e assim por diante. Mas como uma empresa, temos que ter em mente a qualidade na administração do lar.
Devem os maridos ajudas as esposas mesmo quando estas não trabalham fora?
Cometemos um equívoco em relação à mulher pelo fato de pensarmos que só trabalha aquele que sai para fora de casa para exercer alguma atividade. Chega ao final do dia, chega o marido todo contente, orgulhoso, ele se gaba das reuniões das comissões, dos investimentos, das vendas, dos negócios e a mulher que ficou em casa picando cebola, limpando a casa, cuidando dos filhos, ela se sente como que inútil, porque não houve uma palavra de elogio, a mulher, ela se sente como que se não tendo feito nada. Na verdade, a mulher foi a primeira a ter se levantado para fazer o café, a mulher se levantou para colocar a vida da casa em ordem, preparar os filhos para irem a escola, preparou os alimentos no decorrer do dia, limpou a casa já pensando na recepção do marido e o marido chega em casa e não comenta nada sobre o trabalho da esposa, levando ela a pensar que não fez nada.
Devemos repartir as tarefas do lar mesmo ele tendo vindo do trabalho seja ele um dia pesado ou não, ajudando a esposa, lavar a louça, cuidar do filho, dar algum tipo de atenção que possa amenizar as responsabilidades domésticas. O amor se divide nas responsabilidades e nos privilégios.
Qual é o papel do pai no lar em relação aos filhos?
O papel de uma no lar é o tempo, é participação, é o envolvimento. Na Bíblia o pai é chamado de líder, o cabeça do lar. Liderar é influenciar, o papel do pai no lar é influenciar, é pelo exemplo que educamos, o pai tem que participar. O pai tem que ser pai, tem que ter carinho, tem que ter afeto, e tem que ser o exemplo.
“O pai deve ser um soberano para o filho até os 10 anos; um pai até os 20; um amigo até a morte”. Nicolau R. Korsakov ¾ Esse é o papel do pai ao lar.
Qual o papel da mãe atualmente se restringe a tantas coisas, como trabalhar fora de casa, ainda manter a família reunida entorno da mesa, manter os filhos unidos, manter o ambiente do lar e assim por diante. O papel da mãe hoje é muito mais difícil do que a mãe de 40 anos atrás. O papel da mãe ainda, é o papel de educar, moldar caráter, de amar, de orientar, de prover e ajudar nossos filhos emocionalmente, ensinar valores, dar segurança, dar afeto e fazer com que os nossos filhos criem um senso de valor dentro da vida doméstica tendo mães e pais como exemplos.

irineokoch@yahoo.com.br

quarta-feira, 12 de março de 2008

A melhor e a pior comida do mundo

Há mais de dois mil anos, um rico mercador grego tinha um escravo chamado Esopo.
Um escravo corcunda, feio, mas de sabedoria única no mundo. Certa vez, para provar as qualidades de seu escravo, o mercador ordenou:
- Toma, Esopo. Aqui está esta sacola de moedas. Corre ao mercado. Compra lá o que houver de melhor para um banquete. A melhor comida do mundo!
- Pouco tempo depois, Esopo voltou do mercado e colocou sobre a mesa um prato coberto por fino pano de linho. O mercador levantou o paninho e ficou surpreso:
- Ah, língua? Nada como a boa língua que os pastores gregos sabem tão bem preparar. Mas por que escolheste exatamente a língua como a melhor comida do mundo?
- O escravo, de olhos baixos, explicou sua escolha.
- O que há de melhor do que a língua, senhor? A língua é que une a todos, quando falamos. Sem a língua não poderíamos nos entender. A língua é a chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Graças à língua é que se constroem as cidades, graças à língua podemos dizer o nosso amor. A língua é o órgão do carinho, da ternura, do amor, da compreensão. É a língua que torna eternos os versos dos grandes poetas, as idéias dos grandes escritores. Com a língua se ensina, se persuade, se instrui, se reza, se explica, se canta, se descreve, se elogia, se demonstra, se afirma. Com a língua dizemos “mãe”, “querida”e “Deus”. Com a língua, dizemos “sim”. Com a língua dizemos “eu te amo”! O que pode haver de melhor do que a língua, senhor?
- O mercador levantou-se entusiasmado:
- Muito bem, Esopo! Realmente tu me trouxeste o que há de melhor. Toma agora esta outra sacola de moedas. Vai de novo ao mercado e traze o que houver de pior, pois quero ver a tua sabedoria.
- Mais uma vez, depois de algum tempo, o escravo Esopo voltou do mercado trazendo um prato coberto por um pano. O mercador recebeu-o com um sorriso:
- Hum... já sei o que há de melhor. Vejamos agora o que há de pior...
- O mercador descobriu o prato e ficou indignado:
- O quê?! Língua? Língua outra vez? Língua? Não disseste que a língua era o que havia de melhor? Queres ser acoitado?
- Esopo encarou o mercador e respondeu:
- A língua, senhor, é o que há de pior no mundo. É a fonte de todas as intrigas, o início de todos os processos, a mãe de todas as discussões. É a língua que separa a humanidade, que divide os povos. É a língua que usam os maus políticos quando querem enganar com suas falsas promessas. É a língua que usam os vigaristas quando querem trapacear. A língua é o órgão da mentida, da discórdia, dos desentendimentos, das guerras, da exploração. É a língua que mente, que esconde, que engana, que explora, que blasfema, que vende, que seduz, que corrompe. Com a língua, dizemos “morre”e “demônio”. Com a língua dizemos “não”. Com a língua dizemos “eu te odeio”! Aí está, senhor, porque a língua é a pior e a melhor de todas as coisas!

Nunca desanime, todo dia é um novo começo


Se Você Está Desanimado ....
Conheça um homem que
Faliu aos 31 anos
Perdeu as eleições para Deputado Estadual aos 32 anos
Faliu novamente aos 34 anos
Perdeu novamente para a Assembléia Estadual aos 35
Perdeu para o congresso aos 36
Perdeu para a campanha presidencial aos 38
Perdeu eleições para Deputado Federal aos 43
Perdeu novamente para Deputado Estadual aos 46
Perdeu novamente para Deputado Federal aos 48
Perdeu as eleições do Senado aos 55 anos
Perdeu a campanha de Vice-Presidente aos 56
Novamente perdeu para Senador aos 58
Aos 60 anos elegeu-se Presidente dos Estados Unidos da América.
Seu Nome: Abraham Lincon

A LOJA DE DEUS

Autor Desconhecido


Entrei e vi um anjo no balcão. Maravilhado, lhe disse:

- ''Santo anjo do Senhor, o que vendes?''

Ele respondeu-me:

- ''Todos os dons de Deus.''

- ''Custa muito?''

- ''Não. É tudo de graça.''

Contemplei a loja e vi jarros de fé, pacotes de amor, caixas de salvação, barras de sabedoria e tudo o mais que necessitava. Tomei coragem e pedi:

- ''Por favor, quero muito amor de Deus, todo o perdão dEle, fé gigante, muita felicidade e eterna salvação.''

Então o anjo de Senhor preparou um pequeno embrulho que coube na palma da minha mão.

- ''Foi possível colocar tudo o que pedi aqui?''

o anjo respondeu-me sorrindo;

- ''Meu querido irmão, na loja de Deus não vendemos frutos, apenas sementes. Plante a sua e seja feliz.''

12 investimentos para sua felicidade


1. Seja feliz um pouco todos os dias. É ilusão achar que você vai ser feliz no futuro (depois de casar, aposentar, etc..).É desperdício trabalhar o mês inteiro para ser feliz só no dia do pagamento.

2. Ultrapasse suas expectativas. Quem sonha grande tem energia para crescer e estímulos para não desistir.

3. Cuide do seu corpo. Pare de ingerir comida de má qualidade, bebidas em excesso, sono ruim. Relaxe, não exija muito do corpo.

4. Alimente bem sua alma. Descarte leitura de seção de crimes nos jornais, filmes violentos, baixo astral na TV. Ouça uma música que agrade, tome um banho gostoso, leia algo prazeroso.

5. Viva o presente. Valorize os momentos dos filhos, da família, dos amigos, do amor. Esqueça o passado, a culpa, os ressentimentos. Todo mundo erra, a gente também.

6. Crie prazer em trabalhar. Seja alto astral, generoso, mantenha-se atualizado, aprenda a produzir sob pressão e seja ético, pois a vitória só vale a pena quando aumenta sua dignidade.

7. Vá atrás dos seus sonhos. A acomodação mata a vida.

8. Engaje-se em um programa social, numa atividade beneficente - é o melhor antidepressivo. E você vai ter mais orgulho de estar vivo.

9. Fé em Deus (pela ordem é o nº 1), meditação e oração. Crie tempo para recarregar as baterias e ganhar inspiração pela vida.

10. Goste de evoluir. O aprendizado se dá pela dor ou pelo prazer.

11. Seja generoso com você. Ninguém é perfeito. Amanhã vai ser melhor se você parar de se torturar e descobrir a delícia de ser como você é.

12. Decida. Elimine de sua vida situações os problemas desnecessários. Tome decisões, ainda que sejam antipáticas. E aproveite a oportunidade para se livrar de relacionamentos que só trazem frustração e dor.

de. GILCLÉR REGINA, http://www.ceag.com.br/

terça-feira, 11 de março de 2008

O Poder Oculto da Música


Trecho do artigo Rock Cristão? de Ric Llewellyn
David Tame, em seu livro O Poder Oculto da Música (Ed. Cultrix – SP), não apenas demonstra a natureza moral da música, mas revela uma intensa pesquisa médica que demonstra os efeitos destrutivos da música rock, tanto na mente quanto no físico. [Veja a bibliografia abreviada fornecida ao final para materiais adicionais de referência que detalha mais algumas das pesquisas extensas (inclusive científicas) que têm sido conduzidas a respeito dos efeitos da música.]
(a) Comentando sobre a origem moral da música rock, Tame diz: “A esta altura, já se tornava aparente certa fecundação cruzada entre a ‘nova música’ e o estilo geral do jazz e do rock. Constatou-se que as diferenças técnicas entre a música ‘séria’ e o jazz, rock ou qualquer outra forma de música moderna eram menos importantes do que o fator unificador de terem todas uma base filosófica mais ou menos igual: hedonismo e anarquia.” (pág. 111).(Ênfase acrescentada.)
(b) “Na indústria do rock, o dinheiro é, basicamente, a única coisa que importa; e, nessas circunstâncias, dirige-se a música não para cima (desenvolvendo a mente das pessoas e expandindo-lhes a consciência), mas para o mínimo denominador comum. A pergunta das perguntas é a seguinte: Venderá? O padrão do talento artístico não poderia ser menos importante.” (pág. 124)
(c) “Se esquadrinhássemos o globo em busca da música mais agressiva e indisfarçavelmente perniciosa que existe, é mais do que provável que nada encontrássemos, em parte alguma, que sobrepujasse o vodu nesses atributos. Ainda praticada na África e no Caribe, especificamente, como acompanhamento rítmico de rituais e orgias satânicas, o vodu é a quinta-essência do mal tonal. ... Seus múltiplos ritmos, em lugar de se unir num todo integrado, são executados como se conflitassem entre si. ... O certo é que ouvir esta música é tornar-se instantaneamente envolvido pelo som de seu poder lívido e cru. ... Musicólogos e historiadores não têm dúvidas de que os ritmos de tambores da África foram transportados para a América e ali transmitidos e traduzidos no estilo de música que veio a ser conhecido como jazz. Visto que o jazz e o blues foram os pais do rock and roll, isso também significa que existe uma linha de descendência direta entre as cerimônias do vodu africano, através do jazz, e o rock and roll e todas as outras formas de música rock hoje existentes.”(pág. 205)(Ênfase acrescentada.)
(d) “Num canto: os antigos e tradicionalistas; a convicção de que a música afeta o caráter e a sociedade e que, portanto, ao artista cabe a obrigação de ser responsavelmente moral e construtivo, e não imoral e destrutivo. No outro canto: os materialistas, repudiando a responsabilidade e a necessidade de julgamentos de valor, não dando atenção ao resultado de seus sons. O segundo campo contém não só a vanguarda radical, mas também toda a massa de músicos muito mais populares e culturalmente significativos do jazz e do rock. Quem, então, está certo? ... Os padrões da vida seguem, ou não, os padrões da música?”(pág. 146). Tame cita então uma exaustiva pesquisa que apóia completamente a tese dos tradicionalistas: que a música, em geral, pode ser e que o rock, especificamente é, uma influência negativa, tanto sobre o corpo quanto sobre a natureza moral do homem.
(e) “À pergunta: ‘A música afeta o corpo físico do homem?’, a pesquisa moderna replica de maneira claramente afirmativa. É difícil encontrar uma única fração do corpo que não sofra a influência dos tons musicais. ... Mostrou a investigação que a música influi na digestão, nas secreções internas, na circulação, na nutrição e na respiração. Verificou-se que até as redes nervosas do cérebro são sensíveis aos princípios harmônicos” (pág. 146-147). (Ênfase acrescentada.)
(f) “Descobriram os pesquisadores que acordes consonantes e dissonantes, intervalos diferentes e outras características da música exercem todos um profundo efeito sobre o pulso e a respiração do homem – sobre a sua velocidade e a regularidade ou irregularidade de seu ritmo. A pressão sanguínea é abaixada pelos acordes ininterruptos e elevada pelos acordes secos, repetidos” (pág. 147). [Descobriu-se também que a laringe é influenciada pelas melodias, que alguns estímulos musicais tem efeito negativo sobre os músculos esqueléticos, que o ritmo do rock pode causar a perda do perfeito ritmo cardíaco e que alguns ritmos podem causar uma doença rara conhecida como “epilepsia musicogênica” (existiam 76 casos documentados até o final de 1984), que causa um tormento tal que tem levado suas vítimas ao suicídio ou homicídio] (pág. 150-151). Podemos ver claramente que a música influi sobre o corpo de duas maneiras diferentes: diretamente, com os efeitos que o som produz sobre as células e órgãos e indiretamente, influenciando as emoções, as quais voltam a influenciar numerosos processos biológicos e corporais.
Julius Portnoy também descobriu que a música não apenas é capaz de “modificar o metabolismo, elevar ou diminuir a pressão sangüínea e influir na digestão”, mas que ainda “pode fazer todas essas coisas com maior sucesso e de maneira bem mais agradável do quaisquer outros estimulantes capazes de produzir as mesmas alterações em nosso corpo.” (pág. 149)
(g) Foi conduzida uma exaustiva pesquisa para examinar os efeitos da música na vida não humana: ou seja, animal e vegetal. Paradoxalmente como possa parecer, as experiências com as plantas a respeito dos efeitos da música sobre a vida são mais convincentes que as experiências sobre os seres humanos; a música tem influência sobre a vida biológica, que inclui a humana. Isto acontece porque, nas experiências com as plantas, os efeitos do pré-condicionamento subjetivos da mente têm a sua reação subjetiva à música, ou aos sentimentos pela música, ou aos gostos pessoais, são, evidentemente removidos. Se for possível demonstrar que a música (os arranjos) pode influenciar as plantas, então tais efeitos devem ser a causa direta da atuação dos tons e ritmos diretamente sobre as células e sobre os processos biológicos da vida (Também é evidente que é muito mais fácil manter um experimento controlado com plantas do que com seres humanos).
Os resultados das pesquisas com as plantas são solidamente a favor dos tradicionalistas. Não apenas a música rock detêm o crescimento de uma variedade de plantas mas, se tocado durante muito tempo, produz a sua morte. Mais extraordinárias ainda são as descobertas do Dr. T. C. Singh, responsável pela seção do Departamento de Botânica da Universidade de Annamalia, na Índia. Suas experiências não apenas tem mostrado que as formas musicais e alguns instrumentos (especificamente a música clássica e o violino) causam um veloz crescimento nas plantas, mas que as gerações seguintes das sementes destas plantas incorporam tais características em seus componentes genéticos (tamanho maior, maior número de folhas etc.). Presumivelmente o mesmo resultado pode resultar da música má, obviamente em sentido oposto. O possível significado desta descoberta do Dr. Singh deve colocar em alerta os fãs da música rock. (págs. 152-157).
(h) “Como a própria natureza humana, a música não pode, de maneira alguma, ser neutra em sua direção espiritual. ... basicamente, todos os empregos do tom [música] e todas as letras musicais podem ser classificadas de acordo com a sua direção espiritual, para cima ou para baixo. ... Para dize-lo com maior franqueza, a música se inclina a ser ou da treva ou da luz” (pág. 202) Em sua famosa obra As Leis, Platão lamentava a revolução musical de seu tempo e a sua “anarquia dissonante”: “Néscios, iludiram-se pensando que não havia certo nem errado em música – a qual seria julgada boa ou má pelo prazer que proporcionasse. Através de sua obra e sua teoria, eles infectaram as massas com a presunção de se considerarem juízes adequados. ... Acontecia que o critério não era a música, mas uma reputação de esperteza promíscua e um espírito de transgressão das leis.” (pág. 204)
(i) Em seus comentários finais sobre as raízes dos estilos e ritmos musicais, David Tame, um não crente, com uma perspicácia "espiritual" freqüentemente não encontrada em muitos crentes atuais, toma posição contra a música rock: “Mais do que qualquer outra forma de uso indevido do som, é com o rock que temos que nos confrontar hoje. ... Trata-se de um fenômeno global; um compasso destrutivo, que bate e bate, repetidamente, e se ouve da América e da Europa Ocidental até a África e a Ásia. O seu efeito sobre a alma consiste em tornar quase impossível o verdadeiro silencio interior e a paz necessária à contemplação das verdades eternas. ...Quão necessário, nesta época, é terem alguns a coragem de ser os ‘diferentes’ e apartar-se da súcia que, há muito, vendeu a vida e a personalidade a este som... Creio inflexivelmente que o rock e todas as suas formas são um problema crítico que a nossa civilização precisa enfrentar... se quiser sobreviver...” (pág. 222) (Ênfase acrescentada)
Para o mundo é impossível separar-se das ilusões dos prazeres carnais; não existe o desejo e nem o poder para faze-lo, mesmo que o desejasse. Mas que razão temos nós, como cristãos, para ignorar a ordem do Senhor, para sairmos do mundo e permanecermos separados? Temos adotado a música do mundo em todas as suas formas destrutivas (no arranjo e no caráter), adicionamos versos cristãos a ela e pensamos que estamos prestando um serviço a Deus e que somos um testemunho de santidade a um mundo descrente.
Mais recentes pesquisas médicas (além das citadas por Tame) apóiam o conceito da suposta "neutralidade" da música:
(a) O Dr. John Diamond, conduziu uma exaustiva pesquisa dos efeitos médicos causados pela música. Ele notou que o homem é um ser rítmico no que diz respeito à respiração, à pulsação cardíaca, o pulso, a linguagem e o caminhar e, quando o ritmo da música corresponde ao natural deste corpo, produz sentimentos de êxtase, de prontidão e de paz e que fornece energia à mente e ao corpo, facilitando o equilíbrio e o autodomínio (Estas descobertas seculares também são apoiadas pela Bíblia – I Samuel 16:15-17 e 23).
(b) O Dr. David Nobel, outro doutor e uma autoridade reconhecida no campo da música, conduziu uma extensa pesquisa sobre a correspondência dos ritmos musicais e os do corpo humano. Ele escreve que: “Nenhuma dessas qualidades se harmoniza com o som do rock. Ao contrário, o rock contêm dissonâncias harmônicas e desarmonia melódica, enquanto o ritmo é acentuado com uma batida forte. De fato, o ritmo chamado de ‘anapéstico’, formado por duas batidas breves e uma longa, seguida de uma pausa, usado pela maior parte dos músicos de rock, é diretamente o oposto do ritmo natural cardíaco e arterial do homem [causando, desta forma uma imediata perda de energia muscular].”
[O Dr. Diamond confirma as descobertas do Dr. Nobel e acrescenta que o ritmo “anapéstico” potencializa a ira, baixa o rendimento, aumenta a hiper-atividade e debilita a força muscular. (Admitindo que a capacidade tecnológica para a medição objetiva da ira e do stress seja no mínimo problemática, a medição da força muscular, ao contrário, é muito precisa e atende todos os requisitos da confiabilidade científica e significância estatística.)]
(c) O poder da música para comunicar está demonstrado em um artigo de David Mazie, “Music's Surprising Power to Heal”, publicado no número de agosto de 1992 na revista Reader's Digest. “A música reduz a tensão do pessoal na sala de cirurgia, diz o Dr. Clyde L. Nash Jr, ... e ajuda o paciente a relaxar.” Ele usa música clássica, como Vivaldi e Mozart. O Dr. Nash é um dentre vários médicos que estão descobrindo que a música, utilizada ao lado das terapias médicas convencionais, pode ajudar o enfermo em seu processo de recuperação.
Os pesquisadores clínicos da Escola de Enfermagem da Universidade U.C.L.A. (Los Angeles) e do Centro Médico Batista em Atlanta, Geórgia, descobriram que os recém-nascidos prematuros aumentavam de peso rapidamente e eram capazes de utilizar o oxigênio de forma muito mais eficiente quando eram expostos a uma música relaxante, misturada com vozes ou ruídos do ventre materno. No Memorial Regional Medical Center em Tallahassee, Florida, recém-nascidos prematuros ou com pouco peso, expostos a uma hora e meia de música vocal relaxante a cada dia, ficavam apenas 11 dias, em média, no centro de cuidados intensivos, comparado com 16 dias do grupo de controle, que não era exposto. No Hospital St. Agnes de Baltimore, foi experimentada a música clássica no setor de tratamento intensivo. “Meia hora de música produziu os mesmos efeitos de 10 miligramas de Vallium”, declarou o Dr. Raymond Bahr, chefe da unidade de tratamentos cardíacos. Outros estudos sugerem que a música pode ajudar a aumentar a produção de endorfina e de S-IgA (Imunoglobulina Salivar A). A S-IgA aumenta a velocidade da recuperação, reduz o risco de infecções e controla o ritmo cardíaco. Estudos indicam que os dois hemisférios cerebrais são envolvidos no processamento da música. O Dr. Sacks explica que “A base neurológica das reações à música são sólidas e pode, de fato, permanecer depois de lesões nos dois hemisférios,” (Reader’s Digest, Agosto 1992).
“Em conclusão, podemos dizer que, até agora, no que concerne ao corpo físico, a noção de que a música não exerce efeito algum sobre o homem, ou de que ela é inofensiva, deve ser posta de lado por ser totalmente errônea”, (Tame, pág. 152). (Ênfase acrescentada) Os músicos modernos já não poderão proclamar que a música seja uma questão de ‘gosto’, ou que ao músico deva ser concedido o direito de tocar o que bem entende. ... Todo momento de música a que nos submetemos pode estar intensificando ou consumindo ... nossa clareza de consciência, pouco a pouco” (Tame, pág. 155-156)

Artigo extraído do site - http://www.advir.com.br/musica/

Nota - É importante que as pessoas tenham conhecimento dos efeitos que a música pode produzir no ser humano, as mudanças de comportamento e como, principalmente, influencia na forma de pensar e agir. A música não é apenas letra, e também não é por acaso que milhões de pessoas se reunem para ouvir uma música onde muitas vezes a letra não "faz diferença".
"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento". Filipenses 4:8

Arqueologia


Pesquisadores dinamarqueses, alemães e americanos desenterraram os esqueletos dos mais antigos jumentos domésticos -- bichos que viveram em Abidos, no Médio Egito, há cerca de 5.000 anos. Em estudo publicado na revista científica "PNAS", eles relatam que os eqüinos ainda se parecem muito com seus primos selvagens da Etiópia e da Núbia (atual Sudão), mas já apresentam lesões em seus ossos e cartilagens que indicam uma vida inteira carregando peso, tal como os jumentos modernos. Mesmo assim, os animais eram honrados pelos antigos egípcios: foram enterrados no cemitério do faraó, em túmulos só para eles.


Nota - A arqueologia tem feito mais e mais descobertas, e quanto mais o tempo passa estão sendo comprovadas os enganos da teoria da evolução e também as histórias bíblicas que antes eram consideradas como mera "imaginação".

segunda-feira, 10 de março de 2008

Princípios da Boa Música


Síntese feita pela doutora Eurydice V. Osterman


Nem toda música religiosa é boa e nem toda música secular é má. Quando os princípios seguintes são aplicados a ambos os tipos de música, podem ser feitas escolhas para acomodar os gostos individuais, institucionais e culturais. Toda música deveria ser julgada pelo padrão indicado em Filipenses 4:8, dando consideração a:
1- Contexto: uma filosofia de música que é baseada em valores cristãos e crenças doutrinária da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
2- Função e Adequação: a música que vai de encontro às necessidades espirituais e sociais para a nutrição, edificação, e crescimento do corpo coletivo.
3- Performance: uma demonstração de conhecimento, compreensão e habilidade para que se obtenha uma efetiva comunicação da mensagem pretendida através da música.
4- Decoro: presença de palco do músico tanto quanto suas maneiras e respeito aos ouvintes; tudo isso tem um tremendo impacto sobre o comportamento.
5- Estilo: conhecimento e compreensão do estilo a que pertence a música. A partir do momento em que a indústria da música rotula a música como “religiosa” somente por causa da letra (e não da música), se torna imperativo que os músicos sejam treinados para avaliar tanto a letra como a música a fim de evitar misturar o santo e o profano. Nossa música deve ser distintamente diferente do mundo e deve representar quem nós somos e o que nós somos – Cristãos Adventistas do Sétimo Dia. Traços culturais são meramente incidentais e não devem ser o foco ou a motivação para a escolha da música.
6- Letra: mensagens que atribuem louvor a Deus e reforçam as doutrinas e crenças da Igreja bem como reforçam valores morais (música secular), devem ambas edificar e elevar o espírito do ouvinte.
A boa música é aquela que:
1- Expressa os princípios do caráter de Deus (fé, verdade, reverência, obediência, respeito, amor, pureza, honestidade, sinceridade, alegria).
2- Pode ser interpretada ou ouvida na presença de Deus.
3- Salienta o crescimento e desenvolvimento espiritual e intelectual.
4- Não mistura o santo com o comum ou profano.
5- É apropriada para a ocasião.
6- É harmoniosa para o corpo, mente e espírito.
7- Tem qualidades artísticas – equilíbrio entre ritmo, melodia e harmonia.